Aposta de Buffett no Japão dá impulso a preços-alvo das ações

Quatro das 10 principais empresas que tiveram alta no preço-alvo eram do setor de tradings. Entre elas está a Mitsubishi

Por

Bloomberg — Os analistas estão correndo para aumentar os preços-alvo das tradings japonesas, à medida que o aumento das participações de Warren Buffett leva suas ações a preços recordes.

Quatro das 10 principais empresas que tiveram grandes aumentos de preço-alvo entre as maiores empresas do país eram tradings, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

O Topix Wholesale Trade Index do país, que inclui as cinco maiores empresas comerciais, foi o que teve melhor desempenho nesta terça-feira (20), depois que a Berkshire Hathaway (BRK/A) disse que aumentou ainda mais sua participação em empresas do índice, para uma média de mais de 8,5%.

A Mitsubishi, a maior delas, subiu 3,7% em Tóquio, em comparação com uma queda de 0,3% no índice Topix. Seus pares Mitsui & Co ganharam 3,3%, enquanto Sumitomo, Marubeni e Itochu subiram mais de 1%.

A Mitsubishi viu os analistas elevarem seu preço-alvo em 18% no mês passado. Já o preço-alvo da Sumitomo e da Marubeni aumentou em média 12,3%, em comparação com 5,5% das 50 maiores empresas do Japão em valor de mercado.

As tradings dispararam desde que Buffett, presidente do conselho da Berkshire, disse em abril, durante uma viagem ao Japão, que a empresa aumentaria suas participações.

“Ele claramente descartou ainda mais os preconceitos comuns sobre o investir em ações de valor japonesas”, disse John Vail, estrategista-chefe global da Nikko Asset Management em Tóquio. “Obviamente, ele está interessado em commodities, mas também na perspicácia comercial diversificada dessas empresas.”

A Berkshire planeja aumentar os investimentos para até 9,9% de cada uma das cinco empresas japonesas, informou a empresa na segunda-feira (19).

Embora as participações da Berkshire estejam se aproximando desse nível, “poderíamos igualmente argumentar que ainda há espaço para mais compras”, escreveu Akira Morimoto, analista da SMBC Nikko, em nota após o anúncio da Berkshire, acrescentando que os preços das ações das empresas de trading subiram no passado após compra foi anunciada.

As ações relacionadas a chips Advantest e Tokyo Electron foram as duas que tiveram a maior mudança no preço-alvo ao longo do mês. Suas ações subiram em meio a um salto global nas ações de semicondutores e planos de investimento no Japão em meio a tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e a China.

Há sinais de superaquecimento no setor de tradings. O Topix Wholesale Trade Index, que subiu cerca de 42% este ano para se tornar o setor de melhor desempenho no mercado de ações do país, está sendo negociado acima do preço desde o início deste mês.

O Índice Topix mais amplo ganhou mais de 20% este ano, superando um aumento de 15% no Índice S&P 500.

--Com a ajuda de Naoto Hosoda

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

A aposta de Buffett no Japão: Berkshire eleva presença em cinco tradings do país

Buffett reafirma escolha de sucessor e culpa executivos de bancos por quebras

5 destaques de Warren Buffett na reunião anual da Berkshire Hathaway