Minério de ferro atinge nível mais alto desde abril à espera de estímulo na China

O mercado está de olho em políticas do governo chinês direcionadas ao setor imobiliário, que até agora deu poucos sinais positivos

Um pedestre sobe uma escada rolante no distrito financeiro de Lujiazui, em Pudong, em Xangai, China
Por Yee Xing Ng "Liz"
19 de Junho, 2023 | 09:17 AM

Bloomberg — O minério de ferro atingiu a cotação mais alta em dois meses, com o mercado à espera de mais estímulo econômico na China.

Os futuros da matéria-prima siderúrgica em Singapura chegaram a subir 1,3% nesta segunda-feira (19), para US$ 115 a tonelada, e acumulam alta de quase 15% em junho.

PUBLICIDADE

Mas ainda restam incertezas sobre a extensão do poder de fogo à disposição de Pequim para impulsionar os projetos de moradia e infraestrutura, principais motores da demanda por aço no país.

O Goldman Sachs (GS) disse que o estímulo para esses setores provavelmente será “direcionado e moderado”, e uma importante reunião do Conselho de Estado na sexta-feira (16) ofereceu poucos detalhes sobre novas medidas.

“A demanda física por metais, incluindo aço, tem sido tímida na melhor das hipóteses, com crescimento liderado pelo setor de serviços”, disse a empresa de pesquisas BMI, da Fitch Solutions.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, os preços do aço podem se recuperar no segundo semestre, à medida que mais estímulo entre em vigor e a atividade de construção chegue ao fundo do poço, acrescentou.

A demanda chinesa por aço e minério de ferro normalmente diminui durante os meses de verão, que começa esta semana no hemisfério norte. A atividade das usinas ficou estável na semana até 16 de junho, depois de cair no início do mês.

Por enquanto, o mercado está de olho em políticas direcionadas ao setor imobiliário, que até agora deu poucos sinais positivos. Em Xangai, os proprietários que tentam vender imóveis têm baixado preços, e os volumes de negócios caiu.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

O plano silencioso da Gafisa para erguer um condomínio de luxo na Oscar Freire

Retorno do El Niño deve trazer devastação sem precedentes para economia mundial