Vai viajar para Nova York nas férias? Confira os melhores espetáculos em cartaz

A Bloomberg News preparou uma lista com 12 espetáculos em cartaz na cidade durante o verão americano, contemplando diversos gêneros

Lista feita pela Bloomberg traz algumas peças com apresentações limitadas (Foto: Gabby Jones/Bloomberg)
Por Chris Rovzar - Brian Schaefer
17 de Junho, 2023 | 04:11 PM

Bloomberg — Nos últimos meses, uma série de novos espetáculos entraram em cartaz nos teatros da cidade de Nova York, muitos deles absolutamente maravilhosos. É uma ótima época para ir ao teatro e dança – desde musicais originais extremamente inventivos como Here Lies Love e Shucked a revivals emocionantes como Parade e Sweeney Todd.

A Bloomberg News elaborou uma lista com os espetáculos que estão chegando ou que estrearam desde o começo do ano. Algumas dessas produções terão apresentações limitadas, portanto, comece a planejar sua visita o quanto antes. Confira:

Here Lies Love

Onde: Broadway Theatre

Quando: estreia em 20 de junho

PUBLICIDADE

A esposa de um ditador, elegante e esforçada, torna-se uma força política por si só, conforme narrado em canções. Pode parecer Evita, mas se trata do retorno de Here Lies Love, um musical de David Byrne e Fatboy Slim com influência da era das discotecas sobre a controversa primeira-dama das Filipinas, Imelda Marcos. O espetáculo celebra sua bravura enquanto examina um legado complicado e seus relacionamentos com seu marido Ferdinand e o político Ninoy Aquino. O sucesso de 2013 agora chega aos palcos da Broadway radicalmente reformulado para reproduzir a experiência de um show.

Fat Ham

Onde: American Airlines Theatre

Quando: até 2 de julho

O dramaturgo James Ijames ganhou um Prêmio Pulitzer por ousar imaginar um Hamlet completamente diferente do personagem original. Seu Fat Ham não é simplesmente inovador porque transforma a trama shakespeariana em um churrasco de uma família negra americana – embora o cenário abra caminho para proezas brilhantes do elenco e do cenógrafo. Sua ação revolucionária é transformar o misantropo de Shakespeare, que arrasta todos com ele enquanto espera a morte, em alguém que quer viver e deixar que os outros façam o mesmo. O resultado é uma alegria reveladora.

As Aventuras de Pi

Onde: Gerald Schoenfeld Theatre

Quando: em cartaz

Baseada no best-seller de Yann Martell – que também inspirou o filme As Aventuras de Pi – a encenação dá vida à fábula de um menino e um tigre de Bengala perdidos no mar em um pequeno bote salva-vidas, lutando contra o clima (e um contra o outro) pela sobrevivência. Contada por meio de marionetes e projeções fascinantes (prefira um assento no mezanino para ter a melhor visão, pois alguns dos melhores efeitos visuais aparecem no chão), o espetáculo londrino vencedor do Prêmio Olivier apresenta algumas das melhores mágicas teatrais da Broadway atualmente.

PUBLICIDADE

Shucked

Onde: Nederlander Theatre

Quando: em cartaz

Os pôsteres primeiro apareceram em Nova York, com trocadilhos exagerados anunciando um espetáculo da Broadway do qual ninguém tinha ouvido falar e ninguém queria ver, até que tudo mudou. Fertilizado por um marketing perspicaz, um boca a boca arrebatador e um punhado de indicações ao Tony, o novo musical Shucked se tornou um sucesso, graças às músicas cativantes dos compositores de Nashville Shane McAnally e Brandy Clark, um roteiro tão bobo que chega a ser inteligente, idealizado pelo vencedor do Tony Robert Horn e uma atuação arrebatadora do vencedor do Tony Alex Newell.

Hamlet

Onde: Delacorte Theater, no Central Park

Quando: de 8 de junho a 6 de agosto

Uma das melhores experiências durante o verão de Nova York é ir ao Delacorte Theatre, o teatro ao ar livre no Central Park, para assistir a uma apresentação gratuita de Shakespeare in the Park. Um destaque dessa temporada certamente será Hamlet, dirigido pelo vencedor do Tony Kenny Leon e estrelado por Ato Blankson-Wood no papel principal. Fique de olho nos guaxinins que costumam passear pelo palco. Os ingressos são distribuídos por sorteio.

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Onde: Lunt-Fontanne Theatre

Quando: em cartaz

Somente Stephen Sondheim poderia transformar esta história ambientada na era vitoriana sobre um barbeiro assassino em um clássico moderno, sonoramente exuberante e psicologicamente perspicaz. Somente Josh Groban poderia retratar o “barbeiro demoníaco” com uma vulnerabilidade tão gentil. E somente Annaleigh Ashford poderia contracenar com sua interpretação ingênua e desesperada da adorável e sinistra fornecedora de tortas de carne humana, a Sra. Lovett. O espetáculo, dirigido por Thomas Kail, de Hamilton, é inventivo e perturbador como sempre.

Parade

Onde: Bernard B. Jacobs Theatre

Quando: em cartaz

O trabalho do diretor Michael Arden em Parade, do compositor e letrista Jason Robert Brown, chega na escala certa. A história real de Leo Frank, um gerente de fábrica judeu que foi julgado em Atlanta em 1913 por um assassinato que não cometeu, é ao mesmo tempo épica e familiar. E a encenação de Arden, com seus cenários minimalistas e toques visuais astutos, permite que a música de Brown – e as atuações emocionantes de Ben Platt e Micaela Diamond – brilhem sem restrições.

Prima Facie

Onde: Golden Theatre

Quando: até 2 de julho

A vencedora do Emmy Jodie Comer (de Killing Eve), arrebatou o West End no ano passado com esse thriller jurídico sobre uma advogada inglesa impetuosa que se orgulha de defender homens acusados de agressão sexual, até que se torna vítima de um deles e precisa lidar com a incapacidade do sistema jurídico de julgar esses crimes. Em sua estreia na Broadway, pela qual acaba de ganhar um Tony, Comer entrega um intelecto feroz, angústia emocional e resistência física surpreendente.

Como Água para Chocolate

Onde: Metropolitan Opera House

Quando: de 22 de junho a 1º de julho

O American Ballet Theatre interrompe sua programação regular de clássicos para apresentar a estreia de Como Água pra Chocolate, baseado no amado romance mexicano de 1989. A história mágica sobre uma mulher cujas emoções literalmente dão sabor à sua comida é adaptada para o palco por Christopher Wheeldon, o coreógrafo britânico conhecido pelo romantismo e pela narrativa astuta e que conquistou a Broadway dirigindo An American in Paris e MJ.

Just for Us

Onde: Hudson Theatre

Quando: de 22 de junho a 19 de agosto

Após uma turnê mundial e uma série de apresentações esgotadas fora da Broadway, o comediante Alex Edelman traz seu show solo Just for Us para a Broadway para uma temporada de oito semanas. O trabalho autobiográfico se baseia na educação judaica ortodoxa de Edelman e na infiltração em um grupo nacionalista de supremacistas brancos, algo que ele relata com um humor contundente. O espetáculo se junta à peça épica Leopoldstadt, de Tom Stoppard, e a Parade, de Jason Robert Brown, em sua oportuna exploração do antissemitismo.

Vício Maldito

Onde: Atlantic Theater Company

Quando: Até 9 de julho

Baseado no filme de 1962, o musical acompanha um casal na Nova York dos anos 50 que se afunda no alcoolismo. Por que assistir à uma peça tão deprimente? Porque conta com os maiores talentos do teatro: os queridinhos da Broadway Kelli O’Hara e Brian d’Arcy James estrelam como o casal torturado em uma produção dirigida por Michael Grief, com música e letras de Adam Guettel, mais conhecido pelo suntuoso The Light in the Piazza, que ficará em cartaz pelo programa Encores! do New York City Center.

The Light in the Piazza

Onde: New York City Center

Quando: De 21 a 25 de junho

A atriz Ruthie Ann Miles, vencedora do prêmio Tony, faz uma pausa na peça Sweeney Todd para estrelar The Light in the Piazza, o adorável e comovente musical que ganhou seis Tonys em 2005. Miles interpretará Margaret, cuja filha Clara guarda, sem saber, um segredo de partir o coração. Essa joia – do programa Encores! do New York City Center, que traz de volta musicais do passado para apresentações mais breves – está fazendo com que os nova-iorquinos corram para comprar ingressos.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Se for a Nova York, confira estes 14 restaurantes próximos da cidade

Os melhores restaurantes de Miami e Tampa, segundo o guia Michelin