Spotify encerra acordo de podcast de US$ 20 milhões com Harry e Meghan Markle

Segundo o Wall Street Journal, casal não “atingiu os níveis de produtividade exigidos para receber o pagamento integral do acordo”

Spotify cancelou acordo com Princípe Harry e Meghan Markle
17 de Junho, 2023 | 12:20 PM

Bloomberg Línea — O Spotify (SPOT) anunciou, em conjunto com o príncipe Harry e a atriz e duquesa de Sussex, Meghan Markle, que o acordo para a criação de um podcast que durou dois anos e meio foi encerrado, segundo o Wall Street Journal.

O jornal norte-americano disse que, em comunicado, a empresa sueca e a companhia fundada por Markle e Harry para o programa afirmaram que concordaram mutuamente em não seguirem com uma segunda temporada e que “estão orgulhosos da série que fizeram juntas”.

PUBLICIDADE

O acordo, firmado em dezembro de 2020, valia US$ 20 milhões. De acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pelo WSJ, o casal não “atingiu os níveis de produtividade exigidos para receber o pagamento integral do acordo”.

“A equipe por trás do Archetypes [o podcast de Markle] continua orgulhosa do podcast que criou no Spotify. Meghan continua a desenvolver mais conteúdo para o público de Archetypes em outra plataforma”, disse um representante da WME, a agência de talentos que recentemente contratou Markle, ao WSJ.

O podcast de Markle, na semana de seu lançamento, se tornou um dos mais ouvidos, e recebeu convidados como a cantora Mariah Carey, a celebridade Paris Hilton e a tenista Serena Williams. Recentemente, no entanto, o WSJ afirma que o Spotify estava dizendo ao seu time que uma segunda temporada do podcast não seria feita.

PUBLICIDADE

Mudanças no streaming

O cancelamento do acordo também parece fazer parte de uma mudança no setor de podcasts da empresa de streaming.

No começo deste mês, o Spotify demitiu 2% de sua força de trabalho, principalmente na área de podcasts, após cortes anteriores em janeiro e outubro. À época, Sahar Elhabashi, vice-presidente e chefe de negócios de podcast, disse que os cortes ajudariam o serviço de streaming a se tornar uma “organização ideal” para a próxima etapa do negócio.

Pouco tempo depois, foi anunciado que alguns podcasts da companhia, como Armchair Expert e Anything Goes, seriam transmitidos em outras plataformas de streaming, revertendo a estratégia inicial do Spotify para atrair mais ouvintes e aumentar a receita dos programas.

PUBLICIDADE

À medida que o Spotify construía seu negócio de podcasting, a empresa pagou quantias significativas para adquirir estúdios e direitos exclusivos de programas porque achava que atrairíam mais ouvintes. O Armchair Expert tornou-se exclusivo do streaming em 2021, enquanto Anything Goes o fez em fevereiro deste ano.

Mas tornar os programas exclusivos do Spotify limitou o público potencial, já que os ouvintes costumam usar outros serviços.

O Spotify disse em comunicado à Bloomberg News que está adotando uma abordagem personalizada para cada programa, incluindo o lançamento de episódios exclusivamente por um período antes de torná-los mais amplamente disponíveis.

PUBLICIDADE

Essas mudanças fazem parte do esforço contínuo da empresa para tornar o negócio de podcast lucrativo.

--Com informações de Bloomberg News

Leia também:

Como Beyoncé ajudou a pressionar a inflação na Suécia, segundo este banco

Como Taylor Swift e outras estrelas podem ganhar mais das plataformas de streaming

Spotify ganha mais assinantes do que o esperado com a ajuda da América Latina

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.