Bloomberg — A Volvo revelou nesta quarta-feira (7) seu novo SUV básico, o Volvo EX30. O veículo totalmente elétrico é o quarto EV (veículo elétrico) da montadora com sede em Gotemburgo, na Suécia, e seu SUV mais leve e compacto até o momento.
Com um preço inicial de US$ 34.950 - sem previsão de valores por ora para o Brasil -, o EX30 busca não cobrar um prêmio em relação aos veículos de combustão interna de potência semelhante. (O XC40 movido a gasolina da Volvo, por exemplo, custa US$ 36.350).
“Sabemos que o preço e o custo de possuir um modelo ainda são uns dos maiores desafios quando as pessoas consideram a mudança para um carro elétrico”, disse Jim Rowan, CEO da Volvo, em comunicado que observou que o EX30 provavelmente se tornará o best-seller da marca.
Nesta semana a Volvo informou que as vendas globais em maio aumentaram 31% no ano a ano, para 60.398 unidades, um aumento impulsionado em grande parte pela venda de veículos elétricos. Nos primeiros cinco meses de 2023, as vendas saltaram 14%, para 275.312 veículos, em relação ao mesmo período de 2022.
Um novo recurso Park Pilot Assist permite estacionar em vagas que estejam em paralelo ao carro, bem como em espaços curvos, perpendiculares e diagonais, usando uma interface 3D que opera o acelerador, os freios e a direção. Um humano ainda deve “supervisionar” o processo de estacionamento, diz a Volvo.
A Volvo está oferecendo uma escolha entre dois powertrains para o EX30: uma variante de alcance estendido de motor único que atinge 275 milhas com uma carga e chega a cerca de 100 km/h em 5,1 segundos, e uma com motor duplo e tração nas quatro rodas que chega a cerca de 100 km/h em 3,4 segundos e possui 265 milhas de autonomia. Os proprietários poderão carregar suas baterias EX30 de 10% a 80% em menos de 30 minutos em um carregador rápido DC, diz a Volvo.
No próximo ano, a empresa oferecerá uma variante do Cross Country EX30. Ele terá recursos adicionais, como maior distância em relação ao solo, placas antiderrapantes, rodas de 18 ou 19 polegadas e um pequeno emblema da bandeira sueca no capô. Seu preço ainda não foi anunciado.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
BYD, fabricante de carro elétrico cortejada por Lula, aposta em modelo ‘popular’
Musk cede à publicidade paga na tentativa de atrair mais clientes para a Tesla