EUA: payroll surpreende com criação de 339 mil vagas em maio, acima do esperado

Número veio acima das expectativas do mercado, que apontavam para a criação de 190 mil vagas de emprego no período, segundo consenso da Bloomberg

Por

Bloomberg Línea — Os Estados Unidos criaram 339 mil vagas de emprego em maio, segundo o relatório de empregos (payroll) divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Escritório de Estatísticas de Trabalho dos Estados Unidos. A taxa de desemprego no país, por sua vez, ficou em 3,7% em maio, ante 3,4% em abril.

O número veio muito acima das expectativas do mercado, que previam a criação de 190.000 vagas de emprego, segundo o consenso da Bloomberg.

Os índices futuros de Nova York operavam em alta após a divulgação. Às 10h30, o S&P 500 subia 0,67%, o Nasdaq 100, 0,59% e o Dow Jones tinha alta de 0,43%.

Segundo analistas, os dados não necessariamente vão levar o Federal Reserve a um novo aumento do juro na reunião daqui a duas semanas. Isso porque houve alívio na pressão sobre os salários.

A avaliação é de que a natureza mista do relatório pode validar a abordagem do presidente do Fed, Jerome Powell, de interromper os aumentos das taxas de juros para avaliar o impacto de cinco pontos percentuais de aumento até agora.

Outros também expressaram apoio para manter as taxas estáveis na reunião deste mês, enquanto deixam a porta aberta para retomar o aperto em julho, já que as pressões de preços permanecem robustas e a ameaça de calote da dívida dos EUA foi evitada.

O relatório de empregos é um dos últimos grandes indicadores da economia americana que os formuladores de políticas verão antes de se reunirem em 13 de junho. Na mesma data, eles também deverão analisar a divulgação do índice de preços ao consumidor (PCE) de maio.

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

Bancos de Wall Street entram em corrida por talentos e serviços com IA

Americanas: venda em lojas volta ao nível pré-crise, mas no digital cai 90%

Fim do impasse: Congresso aprova projeto de lei e afasta ameaça de calote dos EUA