Lazard escolhe veterano de Wall St como CEO e reduz um nível de hierarquia

Peter Orszag assumirá comando da empresa de assessoria financeira em 1º de outubro em sucessão a Ken Jacobs; executivo lidera hoje negócios de consultoria

Por

Bloomberg — A Lazard (LAZ) nomeou Peter Orszag para suceder o CEO Ken Jacobs, em um momento em que a empresa de financial advisory de Wall Street lida com uma crise de negócios no mercado de capitais que deve durar pelo menos até o final deste ano.

Orszag, que atualmente lidera os negócios de consultoria da Lazard, assumirá o cargo principal em 1º de outubro, informou a empresa em comunicado nesta sexta-feira (26).

As mudanças confirmaram relatos na semana passada de que Jacobs planejava renunciar e se tornar presidente do conselho após quase 14 anos como CEO.

A queda nas atividades do mercado de capitais pesou sobre os lucros e as ações da empresa. A Lazard registrou uma perda surpreendente no primeiro trimestre e, em abril, anunciou planos para reduzir sua força de trabalho em 10% neste ano, prevendo que a desaceleração no negócio de consultoria em fusões e aquisições (M&A) vai perdurar ao longo de 2023.

Parte da justificativa para os cortes de empregos foi abrir caminho para adicionar mais executivos importantes, disse Orszag em entrevista por telefone à Bloomberg News.

“Com os alicerces já estabelecidos para ainda mais ambição no negócio de consultoria, estamos preparados para trazer mais talentos seniores”, disse ele.

Orszag, 54 anos, ingressou na Lazard em 2016, vindo do Citigroup (C), após passagens pelo poder público americano. Ele esteve no Congressional Budget Office de 2009 a 2010 e foi diretor da instituição independente de 2007 a 2008. Foi também colunista da Bloomberg Opinion.

“Removemos uma camada de gerenciamento, eliminando o CEO da posição de consultoria financeira e reatribuindo as funções dessa posição a outras pessoas em toda a empresa”, disse Orszag no memorando. “Sei que muitos de vocês terão dúvidas, inclusive sobre outras posições importantes de liderança na empresa. Anunciaremos uma nova estrutura administrativa antes da data oficial de transição.”

As ações do banco de investimento caíram 19% neste ano, após uma queda de cerca de 21% em 2022. Embora muitos bancos maiores tenham se apoiado em empresas de empréstimos para enfrentar a queda nos negócios, as empresas de consultoria sofreram sem esse suporte. Lazard, Moelis & Co. e Perella Weinberg Partners caíram mais de 35% nos últimos 18 meses.

Jacobs, 64 anos, assumiu o cargo principal da Lazard no final de 2009, após a morte do famoso negociador Bruce Wasserstein, e se tornou um dos líderes mais antigos de Wall Street. Embora a receita anual tenha quase dobrado sob a gestão de Jacobs, as ações da empresa ficaram para trás de muitos pares e seu valor de mercado agora é menor do que quando ele assumiu.

Orszag disse no memorando que seu plano para expandir o negócio de gestão de ativos inclui “atividade inorgânica”, jargão da indústria que normalmente indica aquisições. Não há planos de desmembrar ou separar a unidade de investimento, disse ele na entrevista.

“Como qualquer novo líder, parece apropriado dar uma nova olhada”, disse Orszag. “Isso não significa necessariamente que haverá mudanças dramáticas, mas significa que haverá um novo visual.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

CEO do Morgan Stanley planeja deixar o cargo depois de mais de uma década

Lazard fecha escritórios na América Latina em meio a demissões

Fusão de Messem e Faros cria maior escritório de agentes autônomos; XP terá 42%