Bloomberg — A Brookfield devolveu um segundo prédio comercial neste ano em Los Angeles, em um momento em que o centro da cidade enfrenta um aumento na taxa de vacância e uma queda no valor dos escritórios.
O EY Plaza, uma torre de 41 andares inaugurada em 1985, agora está sendo administrada por um administrador judicial, de acordo com um comunicado da Colliers, que cuida do aluguel e da administração do prédio.
A Brookfield interrompeu os pagamentos do EY Plaza em abril, com uma dívida total de US$ 305 milhões, incluindo um título comercial de US$ 275 milhões lastreado em hipotecas.
O Gas Company Tower, outro prédio da Brookfield no centro de Los Angeles, também está sendo administrado pela Colliers depois que entrou em concordata.
A taxa de vacância de escritórios no centro de Los Angeles atingiu um patamar recorde de 30% no primeiro trimestre, de acordo com a Savills, uma das mais altas dos principais centros urbanos dos Estados Unidos. Prevê-se que os preços dos escritórios em LA caiam até 55% até 2030 em relação aos picos pré-pandêmicos, informou o Boston Consulting Group neste mês.
Um porta-voz da canadense Brookfield, o maior proprietário de escritórios no centro de Los Angeles, se recusou a comentar nesta quinta-feira (25) e citou uma declaração anterior da empresa de que “95% do que possuímos são edifícios ‘troféus’ e classe A que continuam com forte demanda globalmente”.
O aumento das taxas de juros vem junto com a queda dos valores das propriedades, pressionando os proprietários de escritórios cujas dívidas excedem o valor de mercado de seus edifícios. Isso levou mais proprietários a se afastarem dos imóveis.
Os receptores dos imóveis são designados pelos credores para propriedades ociosas no exterior até que um novo proprietário assuma ou um novo financiamento esteja em vigor.
“O EY Plaza é um dos melhores prédios de escritórios de toda Los Angeles e vale a pena proteger seu valor”, disse Sean Fulp, chefe de mercado de capitais para escritórios da Colliers para o sudoeste dos EUA, em comunicado.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Os 10 prédios comerciais mais caros da Faria Lima
Os 45 melhores hotéis para viagens de negócios na América Latina