Bloomberg — Um dos principais estrategistas do Bank of America (BAC), Michael Hartnett reiterou sua recomendação de venda de ações dos Estados Unidos, dizendo que a alta dos ativos de tecnologia e de Inteligência Artificial (IA) está formando uma bolha e que os aumentos das taxas do Federal Reserve podem não ter acabado, de forma que a elevação dos rendimentos dos títulos representa um risco.
Hartnett, que previu corretamente no ano passado que os temores de recessão alimentariam um êxodo de ações, recomendou a venda do S&P 500 a 4.200 - o nível atual do índice.
Se o Fed “erroneamente” pausar os aumentos das taxas neste ano, os rendimentos dos títulos dos EUA - os Treasuries - vão reagir subindo acima de 4% “e, se assim for, certamente não vimos o último aumento da taxa do Fed do ciclo”, escreveram estrategistas liderados por Hartnett em relatório a clientes nesta sexta-feira (19).
O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos chegou a cerca de 3,6% nesta sexta, tendo subido na semana passada em meio ao debate sobre o teto da dívida americana.
O BofA disse que a IA por enquanto é uma “bolha bebê”, observando que no passado as bolhas sempre começavam com “dinheiro fácil” e terminavam com aumentos nas taxas. Eles citaram a lição de 1999, quando uma alta nas ações da internet e fortes dados econômicos fizeram com que o F
O maior “trade de dor” nos próximos 12 meses é a taxa do Fed subir para 6%, em vez de cair para 3%, dado que o mercado espera cortes nas taxas, segundo os estrategistas.
Os principais índices de ações americanas subiram na quinta-feira (18), com o otimismo no mercado sobre as medidas para resolver o impasse do teto da dívida de Washington superando as preocupações de que o Fed possa não suspender sua campanha de aumento de juros no próximo mês.
O Nasdaq 100 subiu para o nível mais alto desde abril de 2022, com seu índice de força relativa de 14 dias fechando em território de sobrecompra pela primeira vez desde o início de fevereiro. O indicador de alta tecnologia subiu 26% neste ano, um dos melhores desempenhos entre os índices globais.
As ações de tecnologia tiveram sua quinta semana de entradas líquidas de recursos, enquanto as financeiras enfrentaram uma terceira semana de resgates, enquanto os REITs (fundos imobiliários) tiveram as maiores retiradas desde novembro de 2022, disse o BofA citando dados da EPFR Global.
No geral, os fundos de ações tiveram resgates líquidos de US$ 7,7 bilhões na semana até 17 de maio, enquanto os títulos tiveram aportes nas últimas oito semanas.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Roubini, o Dr. Apocalipse, diz que economia global enfrenta um ‘trilema’
Hartnett, do BofA, alerta para choque para quem investir em ações de tech
Morgan Stanley e UBS escolhem títulos em vez de ações ante risco de recessão