Conteúdo Patrocinado

O que movimenta o time de produtos da maior exchange cripto do mundo

Simplicidade, inovação, transparência, velocidade e comunidade são os pilares do desenvolvimento de novos produtos da Binance

[BRANDED CONTENT] O que movimenta o time de produtos da maior exchange cripto do mundo
Tempo de leitura: 4 minutos

A jornada da Binance visa chegar a 1 bilhão de usuários. Hoje, a maior corretora de criptomoedas e maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e cripto do mundo, tem 128 milhões de usuários. “A jornada será longa, e por isso é essencial que sigamos desenvolvendo produtos dos quais as pessoas gostem e que possam usar em suas próprias construções”, afirma a empresa. A Binance segue cinco princípios que guiam as decisões da equipe de desenvolvimento de produtos: simplicidade, transparência, inovação, velocidade e comunidade.

“Uma das coisas que CZ (Changpeng Zhao, CEO e fundador da Binance) diz à minha equipe é muito simples: continue construindo. Crie coisas que nossos usuários desejam. Construa coisas que tornem a jornada para cripto muito mais fácil e construa coisas que criem esse ecossistema. Um lugar onde mais e mais pessoas, tecnologias e plataformas possam prosperar e trazer essa visão de inclusão financeira para todos no mundo que precisam dela. Temos feito isso nos últimos cinco anos e meio”, afirma Mayur Kamat, head de desenvolvimento de produtos da Binance.

A Binance foi criada há pouco menos de seis anos e rapidamente se transformou na maior exchange de criptomoedas do mundo. A adoção a estes ativos digitais vem aumentando, mas ainda representa menos de 10% da população mundial. Para aumentar a adoção e a confiança na indústria, é preciso melhorar a experiência dos usuários.

Cinco pilares no desenvolvimento

A exchange que tem o maior número de ativos digitais listados para negociação vem desenvolvendo e lançando produtos continuamente mesmo em um momento de incertezas regulatórias ao redor do mundo. Para isso, foca em produtos que sejam de fácil compreensão e uso para a comunidade.

O primeiro elemento priorizado pela equipe é a simplicidade. Para chegar ao número de 1 bilhão de usuários, é preciso que os produtos sejam muito simples e com o menor atrito possível. Ao mesmo tempo, a equipe foca em conquistar a confiança e oferecer transparência – segundo pilar de desenvolvimento – aos usuários na prática, com produtos que atendam as expectativas neste quesito e contribuam para o desenvolvimento do setor como um todo.

Outro princípio que norteia o desenvolvimento de produtos é a inovação, com o objetivo de criar produtos que atinjam a máxima adoção. Um exemplo é a Prova de Reservas com a tecnologia zk-SNARKs, que corrobora, de forma privada, que os ativos de cada usuário estão nas carteiras da Binance, . O sistema foi feito em código aberto, para que as demais exchanges também possam replicar o método de prova de reservas aos seus clientes.

“Para mudar o mundo, precisamos fazer algo grande e precisamos fazer algo que às vezes pode falhar. A única maneira de fazer isso é continuar inovando, mesmo que às vezes essa inovação venha ao custo de canibalizar nossos produtos anteriores”, diz Kamat.

Neste ecossistema, que possibilita que transações que antes levavam dias aconteçam em segundos, é preciso desenvolver produtos e oferecê-los aos usuários no mesmo ritmo em que a indústria opera. E quando os produtos atraem demanda, a Binance amplia seu desenvolvimento para gerar novas funcionalidades. Um exemplo é o Binance Build. Todos os dias, a exchange lança um novo produto, o que pode ser acompanhado seguindo a #binancebuild no Twitter.

Todo este processo acontece em parceria e pensando na comunidade cripto. “Criamos produtos para resolver as dores de nossos usuários, seus desejos e necessidades”, acrescenta Kamat.

Cripto no dia-a-dia

A Binance vem fazendo uma série de melhorias na experiência do usuário, incluindo: nova interface de usuário (UI) mais intuitiva e personalizável; nova seção de análise de dados para ajudar na tomada de decisões de investimento baseado em informações concretas; e um novo programa de recompensas para atrair novas adesões

Outro produto de sucesso que a Binance está implementando nos países onde atua é o Binance Card, já lançado em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Colômbia. Um cartão de débito que permite que despesas cotidianas sejam pagas com uma variedade de criptomoedas das carteiras dos usuários. O cartão converte automaticamente criptomoedas em moedas fiduciárias, permitindo o aumento da adoção de criptomoedas na prática.

Mais uma novidade que a Binance vem desenvolvendo é a plataforma de negociação descentralizada (DEX). Chamada Binance DEX 2.0, ela permitirá negociações de criptomoedas de forma descentralizada, sem a necessidade de intermediários centralizados, aumentando a privacidade e a segurança, tornando as negociações ainda mais eficientes.

Atuação da Binance no Brasil

No Brasil, além do Binance Card, que já é um dos maiores mercados do produto para a exchange, a Binance também firmou uma parceria com o Brasileirão Assaí para lançar o primeiro NFT histórico do campeonato. O ativo digital representa um momento único e exclusivo do campeonato, tornando-se uma peça única e valiosa para colecionadores e fãs de futebol. O token aproxima o torcedor do seu time, com a possibilidade de prever resultados e ganhar peças colecionáveis, ingressos e descontos em diversos produtos e serviços.

“Queremos mudar o mundo, criar inovação de uma maneira positiva que incentive a adoção e a confiança, tanto com nossos usuários quanto com os reguladores em todo o mundo. Há muito mais inovação e foco em produtos para garantir a conformidade de nossos sistemas”, afirma Kamat.

O líder de desenvolvimento de produtos da Binance acrescenta que “a forma como atuamos no combate à lavagem de dinheiro (AML), como monitoramos as transações, como relatamos atividades suspeitas aos governos, como trazemos novos usuários por meio de diferentes canais e o como garantimos que os estamos trazendo por meio de um sistema KYC compatível, tudo está sendo pensado. Não parece tão divertido e empolgante, mas é muito importante para nós levar os criptoativos a um bilhão de usuários”.

Para conhecer mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Binance e descobrir sobre o universo da blockchain e das criptomoedas, acesse o blog da Binance e a Binance Academy.

Binance