IPCA tem alta de 0,61% em abril, acima do esperado pelo mercado financeiro

Índice de inflação desacelerou ante março, mas veio acima do previsto; no acumulado de 2023, a alta é de 2,72%, e, em 12 meses, de 4,18%

Por

Bloomberg Línea — O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,61% em abril, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (12).

No acumulado de 2023, a alta é de 2,72%, e, em 12 meses, de 4,18%. Em abril do ano passado, a variação havia sido de 1,06%.

O dado veio acima do esperado por economistas consultados pela Bloomberg, que previam uma desaceleração para 0,54% na comparação mensal e 4,11% na anual.

Segundo o IBGE, todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta, com destaque para saúde e cuidados pessoais, que tiveram o maior impacto e a maior variação no índice.

“O resultado nesse grupo foi influenciado pela alta nos produtos farmacêuticos, justificada pela autorização do reajuste de até 5,60% nos preços nos medicamentos, a partir de 31 de março”, explica o analista da pesquisa, André Almeida.

Os preços nos planos de saúde tiveram alta de 1,20%. “Houve incorporação das frações mensais dos reajustes dos planos novos e antigos para o ciclo de 2022 a 2023″, completa o pesquisador.

Já os itens de higiene pessoal apresentaram desaceleração de 0,76% em março para 0,56% em abril, influenciados, principalmente, pelos perfumes (-1,09%).

Leia também:

As empresas que mais alugaram escritórios em São Paulo no 1º trimestre

Light entra com pedido de recuperação judicial

Musk deixará comando do Twitter e diz que terá executiva como CEO