Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira

Investidores repercutem dados sobre a inflação dos Estados Unidos, em busca de pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve

Dados de inflação nos EUA são destaque nesta quarta-feira (10)
10 de Maio, 2023 | 10:03 AM

Bloomberg Línea — Os investidores repercutem nesta quarta-feira (10) os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, prometeram novas conversas para evitar o risco de um calote iminente. E o custo de garantir os títulos do Tesouro dos Estados Unidos contra default agora supera o de mercados emergentes, como Brasil e México.

PUBLICIDADE

Poucos investidores duvidam que os Estados Unidos pagarão suas dívidas. Mas mesmo uma inadimplência técnica — que apenas atrasa os pagamentos de juros e principal — perturbaria o mercado de US$ 24 trilhões do Tesouro.

Por aqui, é publicado hoje o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). Mais cedo, foi divulgada a produção industrial brasileira, que avançou 1,1%, no primeiro aumento após dois meses seguidos de queda.

Na cena corporativa, empresas como Disney (DIS), Tim (TIMS3), Copel (CPLE3) e Alupar (ALUP11) divulgam seus balanços trimestrais.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (10):

1. CPI dos EUA

O Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos aumentou 4,9% nos últimos 12 meses, ficando ligeiramente abaixo das expectativas de 5% dos economistas ouvidos pela Bloomberg News. Em abril, o índice teve alta de 0,4% em um ajuste sazonal base, depois de aumentar 0,1% em março.

Segundo o departamento de estatísticas dos EUA, o índice de moradia foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, seguido por aumentos no índice de carros e caminhões usados e no índice de gasolina.

PUBLICIDADE

2. Produção Industrial

A produção industrial do Brasil registrou aumento de 1,1% em março deste ano, após dois meses de queda. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso faz com que a indústria nacional esteja 1,3% abaixo do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 17,9% abaixo do nível recorde da série, alcançado em maio de 2011.

“Os dois primeiros meses de 2023 foram marcados por queda, embora não tivessem disseminação do resultado negativo entre as atividades. Em março, a maior parte das atividades também ficou no campo positivo e a indústria marcou um crescimento que não era visto desde outubro do ano passado (1,3%). Então há uma melhora de comportamento da produção industrial, especialmente considerando esse crescimento de magnitude mais elevada. Ela, contudo, ainda está longe de recuperar as perdas do passado recente”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo, em nota.

3. Mercados

Os índices futuros dos EUA apagaram as perdas e passaram a operar em alta após os dados de inflação virem em linha com o esperado.

PUBLICIDADE

Destaque para a queda de 13% das ações do Airbnb nas negociações antes da abertura dos mercados em Nova York, depois que a empresa de aluguel de casas de temporada deu uma previsão cautelosa de receita para o segundo trimestre. As ações asiáticas caíram com um benchmark de ações regionais caminhando para a maior perda em duas semanas.

4. Manchetes

Estadão: Floresta Amazônica preservada vale R$ 1,5 trilhão por ano, diz Banco Mundial

Folha de S. Paulo: Anatel faz lobby para regular big techs e cogita criar estrutura contra fake news

O Globo: Malu Gaspar: manobras de Fachin e Toffoli no STF preparam terreno para Lula indicar Zanin

Valor Econômico: Para reduzir dívidas, empresas vão atrás de alternativas para ter recursos de forma rápida e barata

5. Agenda

Nos Estados Unidos, são publicados hoje os estoques de petróleo bruto e em cushing às 11h30, no horário de Brasília. Às 14h, acontece o leilão note a 10 anos. Às 15h, é divulgado o balanço orçamentário federal.

Na China, serão divulgados o IPC e o IPP às 22h30.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia também:

Light é alvo de Tanure enquanto discute perdas crescentes com furto de energia

Esta é a empresa que mais paga dividendos no mundo. Petrobras era a sétima

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.