Bloomberg — As ações das tradings japonesas nas quais Warren Buffett investiu atingiram há três anos níveis recordes esta semana, após as empresas anunciarem ganhos trimestrais e recompras.
A Mitsubishi, a maior delas, subiu 6%, batendo um recorde nesta quarta-feira (10), após anunciar planos de recompra de ações no valor de US$ 2,2 bilhões, juntamente a uma meta de lucro acima do esperado para o ano fiscal até março de 2024. Sumitomo e Itochu subiram para recordes após os resultados.
As ações estavam entre os maiores ganhos de pontos do índice no Topix da Bolsa de Tóquio nesta semana, embora o indicador tenha fechado em queda de 0,6% na quarta.
Os preços crescentes das ações criaram grandes ganhos para o famoso value investor, que detém participações nas empresas desde 2020.
Seu anúncio no mês passado sobre o aumento dessas participações ajudou a alimentar a última etapa, encaixando-se no esforço da Bolsa de Tóquio para levantar fundos corporativos avaliações acima do nível contábil.
Embora as empresas ligadas a commodities estejam todas projetando quedas nos lucros para o período atual, os resultados não são tão ruins quanto alguns temiam.
As ações também permanecem relativamente baratas, com a Mitsubishi e a Sumitomo ainda sendo negociadas abaixo do valor contábil.
“Os ganhos das empresas comerciais estão basicamente em uma tendência ascendente”, disse Hideaki Kuribara, analista da Tokai Tokyo Securities Co. “Nos últimos dez anos, as empresas comerciais têm tentado fortalecer seus setores não relacionados a recursos para aumentar e estabilizar seus ganhos, e isso agora está dando frutos.”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
MadeiraMadeira e C&C: crise do varejo se espalha por construção e decoração
Balanço do SoftBank deve jogar luz sobre plano de IPO da Arm e valor de startups
Custo do seguro contra default dos EUA já supera o de Brasil e México
© 2023 Bloomberg LP