UBS muda alto escalão do Credit Suisse: CEO vai para o conselho e CFO sai

Concluída a transação, Ulrich Koerner será membro do conselho executivo do UBS; empresa combinada operará com cinco divisões de negócios

UBS mantém Ulrich Koerner, atual CEO do Credit Suisse, e nomeia Todd Tuckner como CFO em remodelação após acordo
Por Ambereen Choudhury - Myriam Balezou
09 de Maio, 2023 | 03:42 AM
Últimas cotações

Bloomberg — Depois da compra do Credit Suisse (CS), o UBS (UBS) dá agora a largada à remodelação da equipe de altos executivos. Nomeou Todd Tuckner como diretor-financeiro (CFO) do banco adquirido, em substituição a Sarah Youngwood, de acordo com um comunicado nesta terça-feira (9).

O UBS também disse que o atual CEO do Credit Suisse, Ulrich Koerner, se tornará membro do Conselho Executivo do Grupo UBS após o fechamento da transação.

PUBLICIDADE

“Este é um momento crucial para o UBS, para o Credit Suisse e para todo o setor bancário”, disse Sergio Ermotti, que foi trazido de volta como CEO para supervisionar a fusão, no comunicado.

“Juntos, solidificaremos e representaremos o modelo suíço de finanças em todo o mundo, um modelo que é leve em termos de capital, menos dependente da assunção de riscos e ancorado pela estabilidade e pelo serviço de alto contato.”

As nomeações ocorrem no momento em que as duas instituições financeiras embarcam em um processo de integração tão complexo que o conselho de administração do UBS havia considerado que um acordo não era desejável apenas algumas semanas antes da união.

PUBLICIDADE

O UBS pretende concluir o acordo de 3 bilhões de francos (cerca de US$ 3,25 bilhões) já neste mês, com a urgência aumentada pelo aviso do Credit Suisse de que o estado de limbo já causou um aumento na rotatividade de funcionários, sem contar a perda de clientes e seus ativos.

Novas nomeações do UBS:

  • Ulrich Koerner vai para o conselho executivo do UBS
  • Todd Tuckner se tornará o CFO do Credit Suisse
  • Beatriz Martin Jimenez será responsável por Non-Core e Legacy e Presidente da Região EMEA
  • Michelle Bereaux foi nomeada Diretora de Integração do Grupo
  • Stefan Seiler assume a Direção de Recursos Humanos e Serviços Corporativos do Grupo

Inicialmente, o UBS administrará as duas empresas de forma separada, UBS e Credit Suisse. Cada uma terá suas próprias subsidiárias e filiais, atenderá seus clientes e lidará com contrapartes. O UBS disse que considerará “todas as opções” para os negócios do Credit Suisse na Suíça, com um anúncio provável nos próximos meses.

Koerner, que já trabalhou em ambos os bancos, será responsável por garantir a continuidade operacional do Credit Suisse, com o UBS planejando uma “abordagem em fases” para a integração. O UBS implementará novas políticas para garantir uma supervisão eficaz.

PUBLICIDADE

A empresa combinada operará com cinco divisões de negócios, sete funções e quatro regiões, além do Credit Suisse, de acordo com o comunicado de terça. Iqbal Khan continuará a dirigir o negócio de patrimônio, Rob Karofsky, o banco de investimentos, e Suni Harford, a gestão de ativos. Sabine Keller-Busse permanecerá como presidente de Personal & Corporate Banking e presidente da operação na Suíça.

Tuckner ingressou no UBS em 2004 e atualmente é CFO e chefe de desempenho de negócios e gerenciamento de riscos do Global Wealth Management. Youngwood foi contratado pelo ex-CEO do UBS, Ralph Hamers, após uma carreira no JPMorgan Chase (JPM).

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

CEO do UBS aponta impactos iniciais com integração do Credit Suisse

UBS capta US$ 28 bilhões antes de acordo de compra do Credit Suisse