PacWest dispara e lidera recuperação de bancos regionais após reduzir dividendos

Outros credores regionais dos EUA também se recuperavam de uma venda massiva que vem sendo alimentada por preocupações com a saúde do sistema financeiro

A Pacific Western Bank branch in Encino, California, US, on Saturday, April 22, 2023. PacWest Bancorp is scheduled to release earnings figures on April 25. Photographer: Morgan Lieberman/Bloomberg
Por Macarena Muñoz
08 de Maio, 2023 | 07:44 AM

Bloomberg — O PacWest Bancorp disparava nas operações prévias à abertura das bolsas, superando os 30% de alta e ampliando a meteórica recuperação de sexta-feira (+82%), encabeçando os ganhos dos bancos regionais dos Estados Unidos nesta manhã. O movimento vem na esteira do anúncio de redução de seus dividendos trimestrais e de seus executivos dizerem que os negócios continuam “sólidos”.

Outros credores regionais, o Western Alliance Bancorp e o Zions Bancorp, também se recuperaram de uma venda massiva que vem sendo alimentada por preocupações com a saúde do sistema financeiro e com o recente colapso de vários credores. O Western Alliance e o Zions subiam esta manhã, respectivamente, 7,8% e 4% às 6h33 de Nova York.

Bancos regionais dos EUA se recuperam | Ações começam a se recuperar após forte queda

Quatro bancos regionais entraram em colapso desde que a turbulência começou no início de março, devido a temores de que perdas não realizadas em investimentos em títulos pudessem levar alguns credores à beira do abismo. A alta exposição a empréstimos imobiliários e o afundamento dos depósitos também estiveram em foco.

O KBW Regional Banking Index caiu 8% na semana passada, a pior queda semanal desde meados de março, quando a crise começou. O índice S&P 500 está prestes a cair para abaixo do pico de 2007. Se ele ultrapassasse essa barreira agora, seria um sinal ameaçador para o mercado acionário como um todo, disse o gestor de fundos de hedge Jim Roppel, fundador da Roppel Capital Management.

PUBLICIDADE

Os possíveis catalisadores positivos para as ações dos bancos dos EUA incluem a expansão do esquema de seguro de depósitos pela Federal Deposit Insurance Corporation e a discussão do Fed sobre o roteiro para o fim do aperto quantitativo, escreveram os analistas do Morgan Stanley em uma nota na segunda-feira.

Ainda assim, há dúvidas sobre a estabilidade desses bancos. A agência de classificação de risco Fitch colocou o PacWest em ‘Rating Watch Negative’, citando o impacto de uma possível transação da revisão estratégica que está sendo realizada e “a incerteza em relação à direção estratégica do banco”.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Yellen diz que ‘não há boa opção’ a menos que o Congresso eleve o limite da dívida

Semana com indicador de inflação nos EUA começa com mercados sem rumo definido