Bloomberg Línea — Em uma semana movimentada de balanços corporativos referentes ao primeiro trimestre e de indicadores importantes de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, os mercados iniciam esta segunda-feira (8) em alta.
Por volta das 10h20 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) tinha ganhos de 1% e era negociado na casa dos 106 mil pontos. Já o dólar era negociado abaixo de R$ 5 em meio ao maior apetite por risco. Os papéis da Vale (VALE3) tinham ganhos de 2,5%, enquanto as ações de Petrobras (PETR3; PETR4) subiam até 1,3% (ON).
Na cena doméstica, investidores estarão de olho nas indicações para os novos diretores do Banco Central, além dos dados do IPCA de abril e na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Mais cedo, o relatório Focus, do BC, mostrou melhora nas expectativas para a inflação. Agora, os economistas consultados pela autoridade monetária veem alta de 6,02% do IPCA em 2023, ante 6,05% no levantamento anterior.
A temporada de balanços corporativos também segue no radar, com empresas do setor financeiro como Banco Inter, Banrisul (BRSR6) e Banco ABC Brasil (ABCB4) divulgando seus resultados de janeiro a março deste ano. Itaú Unibanco (ITUB4) e BTG Pactual (BPAC11) já reportaram seus números trimestrais nesta manhã.
Atenção ainda para o balanço da Petrobras (PETR3; PETR4), que será divulgado na quinta-feira (11). Confira a agenda completa aqui.
Em Wall Street, os futuros de ações lutam por uma direção única enquanto os traders avaliam as perspectivas para a política monetária antes dos principais dados de inflação (CPI) no final desta semana.
Por lá, destaque para a alta de até 42% das ações do PacWest Bancorp antes da abertura dos mercados em Nova York. Os papéis estendem o rali de sexta-feira (5) e lideram os ganhos dos bancos regionais dos EUA à medida que se recuperam de uma liquidação provocada pelo recente colapso de vários bancos.
Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (8):
- O Ibovespa subia 0,99%, negociado aos 106.192 pontos por volta das 10h20 (horário de Brasília);
- O dólar à vista subia 0,15%, a R$ 4,96;
- Nos EUA, os índices futuros operavam sem direção única: o S&P 500 subia 0,14% enquanto o Nasdaq 100 cedia 0,14%;
- Na Europa, em dia de mercados fechados em Londres, as demais bolsas subiam: o índice CAC-40, de Paris, por exemplo, subia 0,31%.
Leia também
Na Ambev, é hora de avisar que o ‘dinossauro’ está conseguindo se reinventar
Como a Shein pode ajudar a salvar a Coteminas, do presidente da Fiesp