Bloomberg — O Reino Unido ganhou os holofotes globais neste sábado (6), quando milhares de pessoas viajam a Londres para assistir a celebração da coroação do rei Charles III. Mas toda essa tradição e esplendor serão um benefício ou um fardo para a economia do Reino Unido?
Em termos do próprio evento, a coroação deve ser positiva para a economia britânica. Embora os custos reais não sejam divulgados, vários relatórios da mídia estimaram o custo da Operação Golden Orb – o codinome do evento – em até 100 milhões de libras (US$ 126 milhões).
Mas as estimativas para o crescimento do turismo e de bares, restaurantes e pubs chegam a centenas de milhões, segundo estimativas.
Em outra medida, no entanto, espera-se que a coroação custe à nação mais do que gera. Isso não tem nada a ver com o custo de carruagens douradas, acomodação para participantes ou maior proteção policial – é, no caso, o custo de oportunidade para a economia do feriado nacional que acompanha na segunda-feira (8).
Esse dia de folga ajudará a provocar uma queda de 0,7% no Produto Interno Bruto (PIB) em maio, segundo a Bloomberg Economics. “O assassino é o feriado bancário – é isso que diminui o valor econômico”, disse David Haigh, diretor executivo da Brand Finance. “A coroação menos o feriado bancário é um resultado líquido positivo.”
A coroação do rei Charles em números:
- A receita hoteleira aumentou 54% em comparação com o mesmo período do ano passado. “A coroação do rei está dando um impulso muito necessário ao setor hoteleiro de quatro e cinco estrelas de Londres, que realmente sofreu por causa da covid”, disse Michael De Jongh, diretor comercial da plataforma de reservas de hotéis allora.ai;
- Os voos com destino ao Reino Unido para o fim de semana da coroação aumentaram 149% em 24 horas após o anúncio da data, de acordo com a empresa de reservas TravelPort;
- 7.000 membros das forças armadas participarão da maior operação cerimonial em 70 anos.
-- Com a colaboração de Lizzy Burden.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
O que esperar de Warren Buffett no encontro anual da Berkshire em Omaha
Bilionário Stephen Ross aposta em novos escritórios e ruína dos mais antigos
©2023 Bloomberg L.P.