Bloomberg — O clube de futebol Esporte Clube Juventude foi colocado à venda depois de deixar novamente a primeira divisão do país.
O time da segunda divisão, fundado em 1913, conquistou a Copa do Brasil em 1999 e é considerado um dos clubes de futebol mais antigos do sul do Brasil.
Desde então, enfrenta dificuldades, caindo para a quarta divisão em 2013 antes de subir de volta à Série A em 2021. O time foi rebaixado em 2022 após dois anos no campeonato.
“O Juventude vem se organizando e se estruturando para estar pronto para um possível investidor”, disse o presidente do clube, Fábio Pizzamiglio, “com o objetivo principal de aprimorar o ramo futebolístico do clube para que consiga se posicionar cada vez mais entre os grandes do Brasil”.
A equipe rejeitou pelo menos duas propostas até agora, de acordo com um porta-voz do clube. A XP Investimentos foi contratada pelo Juventude para atuar como seu assessor financeiro exclusivo em qualquer negócio.
Se a venda for concretizada, ela seguirá uma série de negócios recentes que trouxeram capital estrangeiro para o futebol brasileiro.
A 777 Partners, com sede em Miami, comprou uma participação de controle no Vasco da Gama por US$ 137 milhões em fevereiro de 2022, um mês depois de o fundo de investimento americano Eagle Holding adquirir o Botafogo de Futebol e Regatas.
O City Football Group de Abu Dhabi, que também é dono do Manchester City, comprou esta semana 90% das ações do Bahia SAF, segundo um comunicado.
O Juventude, a antiga casa de estrelas como Thiago Silva e Alex Telles, joga no estádio Alfredo Jaconi com capacidade para mais de 18.000 lugares.
O clube espera uma receita de cerca de US$ 8 milhões até o final deste ano, segundo o porta-voz.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Renner fecha 13 lojas da Camicado em trimestre negativo para a varejista
14 ações mais recomendadas para maio, segundo analistas de bancos e corretoras