Bloomberg — O bitcoin (XBTUSD) caiu nesta segunda-feira (1º) após subir por quatro meses consecutivos até abril, na mais longa sequência de ganhos desde 2021.
A moeda digital caía 3,1% às 11h23 (horário de Brasília) e estava sendo negociada a US$ 28.485. Moedas digitais de menor volume de negociação, como ether e solana, também recuaram, assim como um índice dos 100 principais ativos digitais.
A recuperação de 72% do bitcoin em 2023 em relação ao colapso cripto do ano passado estagnou em torno do nível de US$ 30.000, enquanto os investidores aguardam mais sinais de apoio a uma recuperação.
O rali foi alimentado por apostas em um eventual pivô do Federal Reserve (Fed) para uma política monetária mais frouxa, bem como argumentos de que a crise bancária dos Estados Unidos corroeu a confiança no dólar.
O First Republic Bank está no centro da última etapa dos problemas bancários nos EUA. O JPMorgan Chase & Co (JPM) venceu um leilão para adquirir o banco em uma intervenção de emergência liderada pelo governo depois que os esforços de resgate privados não conseguiram preencher um buraco no balanço do credor com problemas e os clientes arrancaram seus depósitos.
“O mercado está muito nervoso enquanto espera para ver o que acontece com o First Republic Bank”, disse Adrian Przelozny, chefe da exchange de criptomoedas Independent Reserve. A oscilação do Bitcoin na segunda-feira pode ser “apenas a volatilidade relacionada a isso, e algumas posições longas foram liquidadas quando o mercado caiu um pouco, que depois caiu em cascata”.
O período de quatro meses de ganhos do bitcoin até abril é o mais longo desde um avanço de seis meses até março de 2021. Na última década, quatro meses de ganhos no bitcoin prenunciavam um aumento médio de 260% no ano seguinte, mostram dados compilados pela Bloomberg.
O bitcoin e o mercado de criptoativos em geral permanecem expostos a uma variedade de riscos, como a repressão dos EUA ao setor e a possibilidade de os investidores reduzirem as expectativas de que a política monetária se tornará menos restritiva ainda este ano.
Por enquanto, o Fed deve aumentar as taxas de juros em mais um quarto de ponto percentual na quarta-feira para conter a inflação, mesmo com o aumento dos riscos econômicos.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Ethereum: atualização ‘Shanghai’ é concluída e mercado espera aumento de saídas
Colapso da FTX leva governo das Bahamas a propor regulação mais forte para criptos
© 2023 Bloomberg L.P.