Deutsche Bank compra boutique de investimento em Londres por US$ 512 mi

A compra da Numis pode remodelar o panorama do setor em Londres, em um momento em que o banco alemão reduz custos e demite 800 pessoas

A aquisição ajudará o Deutsche Bank a se envolver mais profundamente com clientes corporativos no Reino Unido e a atender às necessidades financeiras e de consultoria de mais de 170 clientes.
Por Tom Metcalf - Steven Arons
28 de Abril, 2023 | 05:32 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — O Deutsche Bank AG (DB) chegou a um acordo para comprar, por cerca de £ 410 milhões (US$ 512 milhões), uma das mais conhecidas boutiques de investimento do Reino Unido, a Numis Corp. O acerto prevê o pagamento totalmente em dinheiro e pode remodelar o cenário dos bancos de investimento na cidade de Londres.

O banco alemão pagará 350 pence por ação, de acordo com um comunicado divulgado nesta manhã. O preço representa um prêmio de 72% em relação à cotação de fechamento do dia anterior.

De acordo com os termos, 339 pence serão pagos em dinheiro, e o restante será por meio de duas tranches de dividendos intermediários, condicionados à efetivação da transação, diz o comunicado.

A aquisição ajudará o Deutsche Bank a se envolver mais profundamente com clientes corporativos no Reino Unido e a atender às necessidades financeiras e de consultoria de mais de 170 clientes. O gigante dos empréstimos disse que o negócio oferece uma “oportunidade estratégica” de combinar os negócios de finanças corporativas do Deutsche Bank no Reino Unido e na Irlanda com a Numis para criar “uma força líder em bancos de investimento no Reino Unido”.

PUBLICIDADE

“Temos avaliado como acelerar o crescimento de nossos negócios no Reino Unido”, disse Fabrizio Campelli, que supervisiona as atividades de banco corporativo e de investimento do Deutsche Bank, na nota. “A combinação nos permite obter maiores oportunidades de receita em nossa base de clientes compartilhada e aprofundar nosso envolvimento com as empresas do Reino Unido.”

Para a Numis, a oferta do Deutsche Bank chega depois de um ano difícil para as empresas da City de Londres, com uma forte queda nos mercados de capitais que atingiu duramente várias corretoras britânicas. A Numis disse em fevereiro que havia observado “níveis muito baixos de emissão de ações e atividade corporativa” nos últimos meses, já que a fraqueza dos mercados de capitais continuou a pesar sobre a receita.

O CEO do Deutsche Bank, Christian Sewing, está buscando impulsionar os negócios com grandes empresas como forma de crescer, agora que seu negócio dominante de negociação de renda fixa está enfrentando estagnação ou até mesmo declínio de receita. Ele também disse na quinta-feira que deseja aumentar os recursos de consultoria do credor, apesar de ter anunciado um plano para cortar 800 funcionários sênior da área administrativa.

Nos últimos anos, o banco com sede em Frankfurt conseguiu se manter firme em uma era de escândalos e perdas profundas, e sua lucratividade crescente significa que ele pode finalmente se dar ao luxo de fazer aquisições, pelo menos as menores, sem precisar pedir dinheiro novo aos acionistas.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Deutsche Bank contrata head de investment banking do Credit Suisse para LatAm