Bloomberg — A temporada oficial de balanços do primeiro trimestre inicia com as divulgações de companhias como Santander (SANB3) e Neoenergia (NEOE3) na terça-feira (25). Investidores vão ficar atentos também aos resultados da Vale (VALE3), no dia seguinte (26), depois do relatório de produção da mineradora frustrar estimativas. Já a Petrobras (PETR3; PETR4) reúne acionistas em assembleia para renovar o conselho e discutir remuneração de executivos. Carrefour (CRFB3) divulga prévia de vendas.
A agenda da semana nos mercados:
- 24/abril: Carrefour Brasil divulga prévia de vendas do 1T23
- 25/abril: Santander Brasil, Neoenergia divulgam resultados do 1T23
- 26/abril: Gol, Oi, Vale, Weg publicam balanços trimestrais
- 27/abril: Petrobras reúne acionistas em assembleia para renovar o conselho e discutir remuneração de executivos
- 27/abril: Cielo, Hypera, Multiplan, Suzano informam resultados trimestrais
- 27/abril: Orizon define preço de ação em oferta
- 27/abril: Assaí reúne acionistas em assembleia para discutir alterações no estatuto social
- 28/abril: Vale reúne acionistas em AGOE para eleger os membros do conselho e fixar a remuneração anual dos administradores
- 29/abril: Americanas reúne acionistas em AGOE para ratificar o pedido de recuperação judicial ajuizado em caráter de urgência
Reputação manchada
Apenas alguns meses após um erro contábil arrastar a varejista Americanas (AMER3) para a recuperação judicial, um segundo colapso corporativo mancha a reputação e a fortuna do bilionário brasileiro Carlos Alberto Sicupira. O co-fundador da empresa de aquisições 3G Capital já perdeu 86% de seu investimento na Light, que tenta evitar a inadimplência por falta de liquidez. O caso da empresa de energia pode envolver um pedido de recuperação judicial para a holding e suas subsidiárias, já que um acordo na mediação com credores é visto como difícil, segundo o Valor.
Contas bloqueadas
O juiz da 16ª vara cível de Maceió determinou o bloqueio de R$ 1,1 bihão em contas bancárias da Braskem (BRKM5) a pedido do estado de Alagoas, segundo comunicado da Braskem. A petroquímica já havia tomado conhecimento, no mês passado, da ação pública ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas contra a companhia, a União, o Estado de Alagoas e o Município de Maceió e de outra ação ajuizada pelo Estado de Alagoas contra a empresa, que solicitavam reparações por danos morais causados ao estado.
Na contramão do setor
O MercadoLivre (MELI) planeja criar milhares de empregos este ano para expandir seu negócio de logística, na contramão de gigantes de TI que optam pelo caminho inverso. A empresa, responsável pelo site Mercado Livre no Brasil, vai contratar 13.000 pessoas, elevando seu quadro total de funcionários para 53.000, em uma aposta de que os pedidos online continuarão a crescer, disse Sebastián Fernández Silva, diretor de recursos humanos da empresa, em entrevista. A contratação será focada em centros que processam e enviam pacotes no Brasil e no México.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Corretora se desculpa por espalhar boato sobre desvalorização do peso na Argentina
Bed Bath & Beyond: grande varejista pede recuperação judicial e deve fechar lojas
Em recuperação pela 2ª vez, Oi adia publicação de balanço do 4º trimestre de 2022
© 2023 Bloomberg L.P.