Foguete da SpaceX, de Elon Musk, é explodido após decolagem nos Estados Unidos

Starship pretende atingir o objetivo de transportar pessoas para a Lua e para Marte; explosão foi acionada após foguete não ter se separado de propulsor

Por

Bloomberg Línea — O foguete Starship, da SpaceX, empresa de exploração espacial criada por Elon Musk, explodiu nesta quinta-feira (20) cerca de quatro minutos após uma decolagem bem-sucedida da base de lançamento.

Durante a transmissão ao vivo do voo, a companhia afirmou que o objetivo era ver se a espaçonave conseguiria deixar a base sem maiores problemas.

Antes disso, no entanto, Musk já havia afirmado que talvez fossem necessárias várias tentativas para que o Starship obtivesse sucesso e conseguisse entrar na órbita da Terra. A explosão ocorreu acima do Golfo do México e não deixou feridos.

A empresa disse que explodiu a Starship e seu propulsor Super Heavy depois que eles não conseguiram se separar. E citou problemas com alguns dos 33 motores da Starship.

“O veículo teve vários motores que deixaram de funcionar durante o teste de voo, perdeu altitude e começou a cair”, disse a SpaceX em um comunicado publicado em seu site. “O sistema de terminação de voo foi comandado tanto no propulsor quanto na nave.”

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”, escreveu a companhia em seu perfil oficial no Twitter. “As equipes continuarão revisando os dados e trabalhando em nosso próximo teste de voo.”

O foguete, com 120 metros de altura, é o maior já construído e pretende atingir o ambicioso objetivo de transportar as pessoas para a Lua e Marte. A espaçonave, que estava vazia no lançamento de hoje, é capaz de acomodar 100 pessoas.

Segundo Musk, o Starship deve ser usado para o lançamento de satélites da Starlink antes de estar pronta para viagens espaciais. O foguete também faz parte de um acordo de US$ 3 bilhões para enviar astronautas da Nasa à Lua.

Leia também

Microsoft remove Twitter de programa para anunciantes e Musk ameaça processar

Depois de pedir pausa em pesquisas, Musk quer lançar seu próprio ChatGPT

Musk sinaliza novos descontos da Tesla mesmo com margem menor e derruba ação