Fim de uma era: Netflix acaba com aluguel de DVDs que deu origem à empresa

Serviço foi lançado em 1998 e ajudou a impulsionar os negócios da empresa que, mais tarde, lançou o seu popular site de streaming de filmes e séries

Por

Bloomberg — A Netflix (NFLX) decidiu fechar o seu negócio de entrega de DVDs por correio, 25 anos depois de introduzir uma revolução na forma como as pessoas assistem TV em casa. O aluguel de DVDs por correio foi lançado em 1998 e deu origem à empresa que, mais tarde, se popularizou no mundo todo com o serviço de streaming de filmes e séries, lançado em 2007.

A companhia diz que enviará seus discos finais de DVDs em 29 de setembro, de acordo com um comunicado na terça-feira (18).

“Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos assinantes, mas, como o negócio continua diminuindo, isso se tornará cada vez mais difícil”, disse o co-CEO Ted Sarandos.

O negócio, idealizado pelos cofundadores Reed Hastings e Marc Randolph, tornou-se um ritual para dezenas de milhões de assinantes americanos que receberam os envelopes vermelhos contendo os DVDs por correio. Algumas das primeiras produções originais da empresa foram criadas na era do DVD.

Em 2007, a empresa lançou seu negócio de streaming, ajudando a colocar a Blockbuster Entertainment, a maior rede de aluguel de DVDs, fora do mercado.

A Netflix lançou seu primeiro DVD, o clássico da comédia de terror Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice), em março de 1998. Desde então, já enviou mais de 5,2 bilhões de discos. Seu título mais popular foi o drama esportivo de Sandra Bullock, Um Sonho Possível (The Blind Side).

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Disney cortará 15% de área de entretenimento na próxima semana, dizem fontes

Netflix cresce menos que o esperado no trimestre e ação cai 12%