Bloomberg — O presidente russo Vladimir Putin visitou de surpresa suas tropas em duas regiões ocupadas da Ucrânia, de acordo com um vídeo divulgado pelo Kremlin na terça-feira (18). Esta representa a segunda vez em um mês que o presidente visitou o território tomado na invasão que já dura mais de um ano.
Putin reuniu-se com oficiais da Guarda Nacional Vostok na região de Luhansk no leste da Ucrânia e no quartel general do grupo de tropas Dnepr na região sul de Kherson, onde ouviu relatos sobre os desenvolvimentos militares. “Para mim é importante ouvir sua opinião sobre a situação”, disse ele aos oficiais em um vídeo divulgado pelo Kremlin.
A aparição de Putin na Ucrânia ocupada veio quando as forças ucranianas se preparam para montar uma contra-ofensiva que o governo de Kiev espera que seja um avanço decisivo, apesar das dúvidas entre seus aliados americanos e europeus de que isso possa ser alcançado este ano. A Rússia deixou de lado seus planos de uma ofensiva própria depois de não conseguir ganhar muito terreno.
Em Luhansk, quando o líder russo saiu de um helicóptero, foi saudado pelo Coronel General Alexander Lapin. O comandante militar foi promovido a um posto sênior em janeiro, apesar de sua demissão anterior por ter lidado com a guerra e duras críticas de linha dura, como o fundador do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin.
Não ficou claro nos vídeos do Kremlin quando ocorreram as visitas às regiões de Luhansk e Kherson. Putin usava uma camisa e gravata em Kherson e um saltador de gola rulê em Luhansk. O vídeo divulgado pelo Kremlin mostrou sua comitiva passando uma sinalização em Henichesk, uma cidade portuária no Mar de Azov, na região de Kherson. O presidente russo fez uma visita noturna a Mariupol ocupada em março.
O exército ucraniano em novembro expulsou as tropas russas da cidade de Kherson, a única capital regional ocupada por Moscou, como parte de uma contra-ofensiva das forças de Kiev no ano passado.
O presidente parabenizou as tropas russas na Páscoa ortodoxa de domingo e apresentou às forças de Dnepr uma cópia de um ícone que ele disse ter pertencido a “um dos mais bem-sucedidos ministros da defesa do império russo”.
Embora o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy tenha se reunido regularmente com suas tropas na linha de frente, esta é apenas a segunda visita pública de Putin às regiões ocupadas desde que ele ordenou a invasão, em fevereiro de 2022.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
O que há nos supostos documentos secretos dos EUA e quem os divulgou?