SpaceX adia lançamento do foguete Starship minutos antes da decolagem

Lançamento do foguete, que promete enviar missões tripuladas ao espaço, estava programado para esta segunda-feira (17), no Texas

Por

Bloomberg — A SpaceX de Elon Musk atrasou o tão esperado lançamento de seu foguete Starship, programado para esta segunda-feira (17), adiando por pelo menos dois dias uma etapa fundamental necessária para eventualmente enviar missões tripuladas ao espaço.

A empresa revelou a decisão cerca de 10 minutos antes da decolagem programada, depois que os engenheiros não conseguiram resolver um “problema de pressurização” durante os preparativos finais. A SpaceX disse que precisaria de pelo menos 48 horas antes de tentar novamente um voo de teste sem tripulação de seu enorme veículo Starship.

Musk, seu diretor executivo, tentou colocar a melhor cara na infeliz situação, dizendo que a SpaceX “aprendeu muito”. A empresa disse que iria tratar a situação como um ensaio geral.

A SpaceX esperava lançar o foguete na manhã desta segunda-feira (17) de uma instalação em Boca Chica, Texas, operada pela empresa de Musk, formalmente conhecida como Space Exploration Technologies Corp.

O atraso mais recente se soma a uma linha do tempo que já dura quase duas décadas: já em 2005, Musk aludia a planos para um foguete gigante com o codinome “BFR”. Mais recentemente, a empresa vem testando componentes do sistema de foguetes em preparação para este lançamento, sua primeira tentativa de chegar ao espaço.

A Starship foi concebida para trazer pessoas – incluindo astronautas da NASA – e cargas como satélites para a órbita da Terra e além.

O foguete é mais poderoso do que qualquer espaçonave já tripulada e maior do que o Saturn V. O sistema do veículo de lançamento também foi projetado para ser totalmente reutilizável, o que a SpaceX promete reduzir custos. A SpaceX planeja futuras missões tripuladas à lua e, em algum momento, destinos no espaço, incluindo Marte.

O voo de teste sem tripulação ocorreria depois que a Federal Aviation Administration concedeu à SpaceX uma tão esperada licença de lançamento para o voo inaugural ao espaço para o veículo totalmente montado.

Quando a tentativa de lançamento acontecer, espera-se que o foguete de reforço Super Heavy se separe da Starship após uma subida inicial ao espaço e faça um mergulho controlado no Golfo do México.

Se tudo correr como planejado, a espaçonave Starship continuará em frente e percorrerá o espaço completando quase uma volta completa ao redor da Terra. Em seguida, pousará no Oceano Pacífico, na costa do Havaí.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Crédito e efeito Americanas: o que esperar dos balanços de bancos no 1º tri

Em ano de demissões, Meta quer crescer em pagamentos na América Latina, diz VP