SpaceX adia lançamento do foguete Starship minutos antes da decolagem

Lançamento do foguete, que promete enviar missões tripuladas ao espaço, estava programado para esta segunda-feira (17), no Texas

A empresa revelou a decisão cerca de 10 minutos antes da decolagem programada
Por Loren Grush
17 de Abril, 2023 | 12:15 PM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — A SpaceX de Elon Musk atrasou o tão esperado lançamento de seu foguete Starship, programado para esta segunda-feira (17), adiando por pelo menos dois dias uma etapa fundamental necessária para eventualmente enviar missões tripuladas ao espaço.

A empresa revelou a decisão cerca de 10 minutos antes da decolagem programada, depois que os engenheiros não conseguiram resolver um “problema de pressurização” durante os preparativos finais. A SpaceX disse que precisaria de pelo menos 48 horas antes de tentar novamente um voo de teste sem tripulação de seu enorme veículo Starship.

PUBLICIDADE

Musk, seu diretor executivo, tentou colocar a melhor cara na infeliz situação, dizendo que a SpaceX “aprendeu muito”. A empresa disse que iria tratar a situação como um ensaio geral.

A SpaceX esperava lançar o foguete na manhã desta segunda-feira (17) de uma instalação em Boca Chica, Texas, operada pela empresa de Musk, formalmente conhecida como Space Exploration Technologies Corp.

O atraso mais recente se soma a uma linha do tempo que já dura quase duas décadas: já em 2005, Musk aludia a planos para um foguete gigante com o codinome “BFR”. Mais recentemente, a empresa vem testando componentes do sistema de foguetes em preparação para este lançamento, sua primeira tentativa de chegar ao espaço.

PUBLICIDADE

A Starship foi concebida para trazer pessoas – incluindo astronautas da NASA – e cargas como satélites para a órbita da Terra e além.

O foguete é mais poderoso do que qualquer espaçonave já tripulada e maior do que o Saturn V. O sistema do veículo de lançamento também foi projetado para ser totalmente reutilizável, o que a SpaceX promete reduzir custos. A SpaceX planeja futuras missões tripuladas à lua e, em algum momento, destinos no espaço, incluindo Marte.

O voo de teste sem tripulação ocorreria depois que a Federal Aviation Administration concedeu à SpaceX uma tão esperada licença de lançamento para o voo inaugural ao espaço para o veículo totalmente montado.

PUBLICIDADE

Quando a tentativa de lançamento acontecer, espera-se que o foguete de reforço Super Heavy se separe da Starship após uma subida inicial ao espaço e faça um mergulho controlado no Golfo do México.

Se tudo correr como planejado, a espaçonave Starship continuará em frente e percorrerá o espaço completando quase uma volta completa ao redor da Terra. Em seguida, pousará no Oceano Pacífico, na costa do Havaí.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Crédito e efeito Americanas: o que esperar dos balanços de bancos no 1º tri

Em ano de demissões, Meta quer crescer em pagamentos na América Latina, diz VP