Breakfast

O que esperar dos balanços de bancos brasileiros no 1º tri

Também no Breakfast: Meta mira pagamentos na América Latina; As demissões em big techs e os escritórios vazios nos EUA e O grande teste da SpaceX

17 de Abril, 2023 | 06:57 AM
Tempo de leitura: 4 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia e ótima leitura!

A temporada de balanços corporativos no Brasil começa na próxima semana e deve mostrar como o colapso da Americanas e de outras varejistas e o consequente aperto no mercado de crédito impactaram os resultados dos grandes bancos brasileiros nos primeiros três meses de 2023, em um momento de juros elevados e maior rigor nas concessões .

No setor financeiro, a safra de resultados começa com o Santander Brasil, que publica seus números referentes ao período de janeiro a março no dia 25 de abril. As divulgações dos bancos se estendem até 16 de maio, com os dados de Banco do Brasil.

Em relatório divulgado na sexta-feira (14), o UBS BB destacou que a crise da Americanas, somada à uma desaceleração econômica, mudou a dinâmica do crédito corporativo no país.

PUBLICIDADE

No primeiro trimestre, a originação de empréstimos corporativos não rotativos diminuiu significativamente, os spreads aumentaram e as provisões dos bancos para o segmento aumentaram, juntamente com seus índices de inadimplência.

Leia mais: Crédito e efeito Americanas: o que esperar dos balanços de bancos no 1º tri

O maior banco do país divulga o seu balanço do primeiro trimestre no dia 8 de maio (Foto: Divulgação)

No Radar

Os investidores começam a semana monitorando as expectativas para a política monetária nos Estados Unidos e em outras economias avançadas enquanto esperam, dados econômicos da China e mais balanços importantes ao longo da semana.

🏦 Estímulo sob medida. O Banco Popular da China (BPC) manteve inalterada sua principal taxa de juros em 2,75% pelo oitavo mês seguido. A injeção de liquidez do BPC em abril por meio de empréstimos de médio prazo a fundos bancários também foi a menor desde dezembro. Espera-se que o país apresente hoje uma alta de 4% do PIB no primeiro trimestre, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg.

📈 BCE e BoE. Enquanto isso, na Europa, a expectativa dos economistas consultados pela Bloomberg é de que o Banco Central Europeu (BCE) faça mais três aumentos de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros, para 3,75%. O núcleo da inflação média deve atingir 5,5% neste trimestre. No caso do Banco da Inglaterra (BoE), mais da metade dos economistas acha que não haverá mais aumento de juros e que a inflação do Reino Unido recue abaixo de 10%.

⚖️ Regulação para IA. O CEO do Google, Sundar Pichai, disse em uma entrevista neste domingo que é preciso trabalhar para implantar a IA de maneira benéfica, pois ela poderia ser ‘muito prejudicial se aplicada de maneira errada’, como no caso de vídeos deepfake. Ele defendeu a necessidade de regulamentação em um cenário de corrida para avançar com ferramentas de IA rapidamente após o lançamento do ChatGPT da OpenAI.

📱 Perda potencial. O Bing pode substituir o Google como o serviço de busca padrão nos dispositivos da Samsung Electronics. Conforme o New York Times escreveu deste domingo, a Samsung estaria considerando trocar de serviço devido à adição de tecnologia de busca com resposta do tipo ChatGPT, colocando em risco uma receita anual do Google de US$ 3 bilhões.

Leia a nota completa na seção de Mercados

Os mercados esta manhã

🟢 As bolsas na sexta-feira (14/04): Dow Jones Industrials (-0,42%), S&P 500 (-0,21%), Nasdaq Composite (-0,35%), Stoxx 600 (+0,58%), Ibovespa (-0,17%)

As bolsas norte-americanas reagiram mal à indicação de que os juros nos EUA deveriam continuar subindo, segundo opinião de Christopher Waller, membro do Fed, para quem inflação e mercado de trabalho ainda não estariam em um nível suficiente para uma pausa no aperto monetário.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados

Agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

• EUA: Índice Empire State de Atividade Industrial/Abr, Índice NAHB de Mercado Imobiliário/Abr, Fluxo Líquido de Capitais/Fev

• Europa: Zona do Euro (Total de Ativos da Reserva/Mar); Itália (IPC/Mar)

• Ásia: China (PIB/1T23, Produção Industrial/Mar, Vendas no Varejo/Mar, Taxa de Desemprego/Mar/ Investimentos Estrangeiro Direto)

• América Latina: Brasil (Boletim Focus, IBC-Br, IGP-10)

• Bancos centrais: Discursos de Thomas Barkin (Fed), Christine Lagarde (BCE), Joachim Nagel (Bundesbank)

• Balanços: Charles Schwab, State Street

🗓️ Os eventos de destaque na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Demissões em big techs deixam rastro de escritórios vazios nos EUA

Efeito Ozempic? Nova droga para emagrecer faz empresa dobrar de valor

Guerra de herdeiros divide família bilionária que opera o aeroporto de Londres

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Em ‘ano da eficiência’, Meta quer crescer em pagamentos na América Latina, diz VP | O que faz a empresa da Bahia que terá investimento de R$ 12 bi do Mubadala | SpaceX tem desafio de lançar Starship com sucesso para poder sonhar com Marte

• Opinião Bloomberg: Walmart fecha lojas em Chicago e expõe desafio de supermercados nas cidades

• Para não ficar de fora: Seca na Argentina: clima está levando crise econômica a novo patamar

⇒ Essa foi uma amostra do Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Michelly Teixeira (Editor/Newsletter Coordinator), Bianca Ribeiro (Content Producer), Filipe Serrano (Editor, Brazil), Mariana d’Ávila (Assistant Editor, Brazil)