Bloomberg — A SpaceX planeja lançar seu enorme foguete espacial Starship nesta segunda-feira (17), no primeiro grande teste do novo sistema de lançamento. Se for bem-sucedido, será um marco fundamental na missão do CEO da SpaceX, Elon Musk, de levar humanos a destinos tão distantes quanto Marte.
Este lançamento em particular está sendo preparado há quase duas décadas. Já em 2005, Musk insinuou planos para construir um foguete gigante com o codinome “BFR”.
Embora os planos precisos para o veículo tenham mudado ao longo do tempo, seu objetivo permaneceu o mesmo: levar pessoas a outros mundos e realizar o sonho de Musk de um assentamento humano no Planeta Vermelho.
“O Starship é o primeiro veículo realmente capaz de executar a visão de Musk de tornar a humanidade multiplanetária”, disse Caleb Henry, diretor de pesquisa da Quilty Analytics, uma empresa de consultoria espacial. “Então, de certa forma, tudo está evoluindo até este ponto”.
Assim que se tornar operacional, o Starship será o foguete mais poderoso já construído pela humanidade, capaz de gerar 16,7 milhões de libras de empuxo na decolagem e transportar cargas gigantescas para a órbita da Terra e além.
Seu poder e dimensão o tornam uma parte fundamental do futuro da SpaceX, com a capacidade de lançar satélites massivos e grandes tripulações de viajantes espaciais.
A Nasa planeja usar o foguete como parte de sua própria estratégia para retornar à Lua, depois de conceder à SpaceX um contrato de US$ 2,9 bilhões para ajudar a agência a chegar lá.
O Starship também foi projetado para ser totalmente reutilizável, diferente de qualquer foguete já construído antes. A SpaceX diz que isso tornará sua operação relativamente barata.
Tudo isso significa grandes apostas para o lançamento de amanhã. Antes que qualquer um desses grandes sonhos aconteça, a SpaceX precisa provar que o Starship pode realmente voar.
“Realmente precisamos pilotar este veículo para entendê-lo”, disse Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, a um grupo de repórteres em fevereiro em uma conferência da indústria espacial.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
O que faz a empresa da Bahia que terá investimento de R$ 12 bilhões do Mubadala
Efeito Ozempic? Nova droga para emagrecer faz empresa dobrar de valor