Aprovação final para certificação CFA fica acima de mínimas da pandemia

Quase 15 mil candidatos fizeram o exame final em fevereiro, aplicado em 435 centros pelo mundo; tempo médio de preparação é de 300 horas

O programa CFA é composto por três níveis de exames, conhecidos como Level I, Level II e Level III
Por Katherine Doherty
15 de Abril, 2023 | 01:40 PM

Bloomberg — A taxa de aprovação para o nível final do exame de analista financeiro certificado (CFA, na sigla em inglês) permaneceu abaixo da média da década, mas acima das mínimas históricas dos últimos dois anos, quando a pandemia interrompeu as provas.

Em fevereiro, 48% dos candidatos concluíram o programa com sucesso, em linha com as taxas de aprovação do nível III (ou Level III como é conhecido) de agosto e levemente abaixo dos 49% dos que fizeram o exame em maio.

PUBLICIDADE

Ainda assim, a taxa foi superior à baixa histórica de 42% para aprovação no Level III registrada em 2021. A taxa média de sucesso em 10 anos para o exame final é de 52%, de acordo com o CFA Institute.

O programa CFA é composto por três níveis de exames, conhecidos como Level I, Level II e Level III. Ao completar os três exames, o candidato se torna um CFA Charterholder e é reconhecido como um profissional com sólido conhecimento de finanças, apto a atuar em diversas áreas do mercado financeiro.

“Temos o prazer de observar que não tivemos nenhum cancelamento de local de exame relacionado à pandemia durante o período de testes de fevereiro e de ver que a taxa de aprovação do Level III está novamente mais próxima das normas históricas”, Chris Wiese, diretor administrativo de educação do instituto, em um comunicado na quinta-feira (13).

PUBLICIDADE
Aprovação no Level III fica em 48% na prova de fevereiro

Os resultados mais recentes mostram uma melhora nas taxas de aprovação historicamente baixas em todos os níveis do exame CFA em 2021. Quase 15.000 candidatos fizeram o exame de Level III em fevereiro, que foi administrado em 435 centros de testes em todo o mundo.

No passado, as provas eram feitas em papel, mas durante a pandemia houve uma transição para testes online, feitos no computador.

Para se tornar um profissional certificado, o candidato deve passar em todos os três exames e atender a certos requisitos de experiência de trabalho. Mais de 190.000 profissionais de investimento têm a certificação, de acordo com o instituto com sede em Charlottesville, Virgínia.

PUBLICIDADE

No mês passado, os candidatos do Level I receberam seus resultados, com uma taxa de sucesso de 38% para os que fizeram os exames em fevereiro, ante 36% no período anterior de testes. Os próximos exames CFA serão realizados em maio para os níveis I e II, segundo o instituto.

A partir do próximo ano, os candidatos farão testes de Level I e Level II com novos conteúdos que abrangem habilidades usadas no mercado de trabalho. Novos módulos de estudo reduzirão o tempo de preparação para o exame, que tem superado a média histórica de 300 horas.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Fundos de venture capital alteram forma de operar após quebra do SVB

Donos de R$ 5 bilhões em títulos da Light se armam para batalha contra a empresa