Bloomberg — O preço do açúcar ampliou sua alta para o maior nível em mais de uma década, devido às crescentes preocupações com a escassez de oferta, ameaçando manter uma pressão sobre a inflação global de alimentos.
Os contratos futuros de açúcar branco subiram 4,3% em Londres na terça-feira (11), atingindo o nível mais alto desde 2011. Os preços do adoçante subiram com as perspectivas de exportações limitadas da Índia e suprimentos fracos de outros países, incluindo Paquistão e Tailândia.
Após as revisões de produção para baixo nos principais países, “o mercado de açúcar está realmente apertado”, disse François Thaury, analista da consultora Agritel, com sede em Paris.
O número de contratos a serem fechados, conhecido como open interest, aponta para uma entrega acima de 880 mil toneladas, segundo John Stansfield, analista sênior de açúcar da DNEXT Intelligence. “Isso é enorme”, disse ele. Aqueles que detêm posições vendidas “não têm açúcar físico para vender”.
Ao mesmo tempo, a compra de contratos por fundos está alimentando os preços, de acordo com Claudiu Covrig, da Covrig Analytics. “Os fundos podem em breve se tornar os pilotos do mercado, enquanto o restante permanecerá apenas passageiro.”
Os preços mais altos do açúcar no varejo na Índia também estão aumentando as apostas de que o governo não permitirá exportações adicionais nesta temporada, pressionando ainda mais o mercado, disse Thaury.
Também houve preocupações de que a recente alta do petróleo possa estimular as usinas brasileiras e indianas a desviar mais cana para a produção de etanol. As usinas desses países podem decidir se produzem mais açúcar ou biocombustível, dependendo do que for mais atraente.
O aumento dos preços do açúcar está elevando as despesas de fabricação de produtos como confeitos e assados em um momento em que os custos de energia, combustível e mão-de-obra também aumentaram. O rali já piorou o impacto da inflação no Reino Unido, com os compradores pagando mais por itens como doces e refrigerantes.
Uma grande safra no Brasil para a próxima temporada pode ajudar a aliviar o aperto do mercado. “Os volumes brasileiros são extremamente necessários, mas ainda não chegaram lá”, disse Covrig.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Brasil deve superar Argentina como líder em venda de farelo de soja após 26 anos
América Latina e Caribe são as regiões mais caras para se comer bem
Esta empreendedora deixou o mercado financeiro para abrir uma rede de cafés
© 2023 Bloomberg LP