Hyundai investirá US$ 18 bi para disputar liderança em carros elétricos até 2030

Grupo que inclui Hyundai Motor, Kia e Genesis planeja ter 31 modelos e atingir uma produção de 1,51 milhão de veículos elétricos nesse período

A companhia contruirá uma nova fábrica de EVs em Hwaseong, ao sul de Seul
Por Heejin Kim - Jeong-Ho Lee
11 de Abril, 2023 | 01:13 PM

Bloomberg — A Hyundai anunciou que vai desembolsar US$ 18,2 bilhões até 2030 para expandir sua produção de veículos elétricos para 1,51 milhão de unidades. O objetivo é se tornar uma das três principais fabricantes de carros elétricos do mundo.

O número representa 40% de um volume global estimado de 3,64 milhões de veículos até 2030.

PUBLICIDADE

O esforço deverá resultar em 31 modelos elétricos até o final desta década e inclui a participação da Hyundai, Kia, a marca de luxo Genesis e a divisão de peças e serviços Hyundai Mobis.

Enquanto a Hyundai planeja lançar o Ioniq 7 em 2024, a Kia se prepara para apresentar no final deste ano seu SUV elétrico, o EV9. A montadora terá uma nova fábrica de EVs em Hwaseong, ao sul de Seul. A Hyundai realizou uma cerimônia de lançamento da fábrica nesta terça-feira (11), com a presença do presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol.

O anúncio de investimento condiz com os objetivos apresentados anteriormente pela Hyundai de aumentar as apostas em energia limpa.

PUBLICIDADE

Planos da Hyundai e da Genesis já apontavam para ao menos 17 modelos movidos a bateria até 2030 que, somados a outros 14 da Kia, representariam um “grande impulso” para atingir a meta da empresa.

Montadoras e fabricantes coreanas de baterias também estão tentando encontrar uma forma de aproveitar a Lei de Incentivo do presidente Joe Biden, que oferece subsídios a fabricantes de EVs nos EUA.

A montadora tem feito lobby junto às autoridades norte-americanas para alterar a lei, considerando que ainda não possui nenhuma planta operacional dedicada a veículos elétricos nos EUA, mas as últimas diretrizes divulgadas neste mês não sinalizam mudanças nesse sentido.

PUBLICIDADE

Segundo o governo sul-coreano, será anunciado ainda neste primeiro semestre um pacote de medidas para apoiar a indústria de veículos elétricos do país, incluindo ajuda financeira e investimento em P&D de autopeças. A Coreia do Sul almeja ser um “centro asiático” para a produção global desses veículos.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

PUBLICIDADE

Guerra de preços de carros na China se intensifica e alimenta temor de quebras

O plano da Volks, com ‘CEO do Brasil’, para dobrar a fatia em elétricos nos EUA