Apple tem queda de 40% nas vendas no 1º tri e supera retração de concorrentes

Mercado que inclui fabricantes de PCs caiu 29% no período%, para níveis inferiores aos do início de 2019, em sinal de que o impulso do trabalho remoto se evaporou, diz IDC

Para 2024, IDC prevê recuperação potencial para os fabricantes de PCs, impulsionada por uma combinação de hardware obsoletos que precisarão ser substituídos e uma melhora da economia global
Por Vlad Savov
10 de Abril, 2023 | 04:43 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — As vendas de computadores pessoais da Apple (AAPL) caíram 40,5% no primeiro trimestre, o que marca um começo de ano difícil para os fabricantes de PCs, que ainda lutam para se desfazer do excesso de estoques.

As remessas feitas por todos os fabricantes de PCs, combinados, caíram 29%, para 56,9 milhões de unidades, abaixo dos níveis do início de 2019, em um sinal de que a demanda impulsionada pelo trabalho remoto da era covid-19 se evaporou, de acordo com o último relatório da IDC (International Data Corporation), empresa de inteligência de mercado na indústria de tecnologia.

Os dados se referem tanto a vendas aos usuários finais como ao envio de computadores a canais de distribuição, o que explica o fato de que os números não são os mesmos do varejo. A IDC utiliza o termo embarques para tratar dos números.

Entre os líderes de mercado, a Lenovo Group e a Dell Technologies registraram quedas de mais de 30%, enquanto a HP caiu 24,2%. Nenhuma marca importante foi poupada da queda, com a Asustek Computer Inc. completando os “top 5″ com uma queda de 30,3%.

PUBLICIDADE
As remessas de PCs caíram no primeiro trimestre para todas as principais marcas

A desaceleração dos gastos dos consumidores no último ano levou a quedas de dois dígitos nos embarques de smartphones e um excesso de oferta entre os principais fornecedores de chips do mundo. A Samsung Electronics Co., que fornece memória para dispositivos portáteis, bem como para PCs desktop e laptops, disse na semana passada que está cortando a produção de memória após reportar seu menor lucro desde a crise financeira de 2009.

“Embora o estoque dos canais tenha se esgotado nos últimos meses, ainda está bem acima da faixa saudável de quatro a seis semanas”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC. “Mesmo com descontos pesados, os canais de distribuição e fabricantes de PCs podem esperar que o inventário elevado persista até meados do ano e potencialmente até o terceiro trimestre.”

Um ponto positivo é que o esfriamento da demanda está dando aos fabricantes tempo e margem de manobra “para mudanças, à medida que muitas fábricas começam a explorar opções de produção fora da China”, disse a IDC no relatório. A Apple está gradualmente diversificando a geografia de sua base de fabricação à medida que as tensões entre Washington e Pequim ameaçam interromper sua cadeia de fornecimento cuidadosamente orquestrada.

Olhando para 2024, os pesquisadores da IDC prevêem uma potencial recuperação para os fabricantes de PCs, impulsionada por uma combinação de equipamentos de hardware obsoletos que precisarão ser substituídos e uma melhora da economia global.

- Com a colaboração de Gao Yuan.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

A Tiger perdeu até 67% em tech em 2022. Agora, diz que setor se renovou