Bloomberg — A Tesla (TSLA) entregou 422.875 carros em todo o mundo no primeiro trimestre, estabelecendo um recorde depois de reduzir os preços para atrair consumidores afetados pelo aumento das taxas de juros e inflação acelerada.
Os resultados, divulgados no domingo (2), ficaram um pouco acima da estimativa de 421.164 veículos feita por analistas consultados pela Bloomberg News.
A Tesla, com sede em Austin (Texas), liderou a indústria automobilística em carros movidos a bateria. A empresa produziu 440.808 veículos no trimestre, mais do que os 432.513 esperados pelos analistas. Na última teleconferência de resultados, o CEO Elon Musk disse que a Tesla pretende fabricar de 1,8 milhão a 2 milhões de veículos este ano.
“As entregas da Tesla estavam alinhadas com o consenso, mas foram uma decepção em relação a alguns dos números estimados”, disse Gene Munster, sócio-diretor da Deepwater Asset Management. “Eles aumentaram as entregas em 36% em relação ao ano anterior, mas a projeção de Musk na última teleconferência de indicava de 50% de crescimento nas entregas. Eles terão que acelerar o ritmo de entregas para o resto do ano.”
A Tesla não detalha as vendas por região, mas os EUA e a China são seus maiores mercados. A esmagadora maioria das vendas foi do sedan Model 3 e do crossover Y.
A Tesla reduziu os preços no início do ano para aumentar a demanda depois que as entregas do quarto trimestre desapontaram os investidores.
“Com tudo o que está acontecendo no ambiente macro, esses são números muito bons”, disse Ben Kallo, da Robert W. Baird.
“Existem muitos números de consenso diferentes por aí. As pessoas vão mudar muito rapidamente desse número para falar sobre quais serão as margens para o primeiro trimestre. Tem havido muito foco em cortes de preços que prejudicam as margens.”
A empresa fabrica os modelos Model S, X, 3 e Y em Fremont (Califórnia). Sua fábrica em Xangai produz o Model 3 e o Y. A Tesla também fabrica o Model Y em suas fábricas em Austin e Berlim.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Petróleo sob pressão: Opep+ faz corte surpresa de 1 milhão de barris por dia
Usuários e empresas hesitam em pagar por selo de verificação azul do Twitter
© 2023 Bloomberg Finance LP