Bloomberg Línea — Fechar um negócio ou planejar um projeto em qualquer uma das principais cidades da América Latina implica diferentes prazeres: a satisfação de iniciar, avançar ou concluir um acordo e a possibilidade de experimentar uma das melhores gastronomias do mundo em nosso próprio quintal.
A América Latina é uma das regiões mais reconhecidas por sua cozinha de qualidade e seus lugares para comer bem, desde os populares a preços mais acessíveis até os que entram nas preferências da “alta gastronomia”, como refletido nos rankings dos melhores restaurantes do mundo - neste ano, são 10 expoentes latino-americanos entre os 50 Melhores Restaurantes do Mundo.
“O cenário gastronômico da região traz à mesa lugares imbatíveis para uma sessão de negócios de sucesso”, disse Guillermo Ysusi, cervejaria certificada na Cidade do México, à Bloomberg Línea. “Seja para comemorar, ou mesmo para realizar os negócios da sua vida, um restaurante oferece uma opção que não deve ser fria por ser neutra, mas, sim, acolhedora, como fazemos em nossos países.”
Os 30 melhores restaurantes para fazer negócios no Brasil e na América Latina
As muitas opções gastronômicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México e outras em uma região com dezenas de cidades prósperas e inúmeros empresários ou empreendedores em busca de abrir um negócio ou fechar um negócio dificultam a escolha do melhor lugar.
Diante desse quadro, a Bloomberg Línea se propôs o desafio de elaborar uma lista dos melhores restaurantes para fazer negócios na América Latina.
Segundo o comitê editorial da Bloomberg Línea, a lista foi elaborada após consulta a gourmands, guias e sommeliers sobre quais pontos devem ser levados em consideração por quem deseja realizar um almoço de negócios nas capitais financeiras e econômicas da América Latina. Empresários, executivos, banqueiros e empreendedores também foram consultados para chegar ao resultado final.
“Esta lista não pretende sugerir de forma definitiva restaurantes em uma região que oferece alguns dos melhores pontos gastronômicos do mundo mas apontar uma amostra de lugares em que empresários, executivos e empreendedores podem se sentar para desfrutar de experiências e conversar sobre negócios”, diz o comitê editorial da Bloomberg Línea.
Entre as opções que a Bloomberg Línea propõe estão clássicos em algumas cidades, como Gero e La Tambouille, em São Paulo, Lasai, no Rio de Janeiro, Hacienda de los Morales, na Cidade do México, Astrid y Gastón, em Lima, Leo, em Bogotá, ou Ambrosía, em Santiago, entre os 30 melhores restaurantes para negócios da região.
Da mesma forma, a Bloomberg Línea apresenta algumas opções na cidade americana de Miami, também muito frequentada por empresários e executivos da América Latina em viagens a negócios.
“Miami é uma das capitais de negócios da América Latina onde, devido à chegada recente de migrantes, tanto da região quanto de cidades como Nova York, é um esporte altamente competitivo encontrar bons locais para almoços de negócios”, disse Kaio Philipe, executivo de mídia e empreendedor Brasileiro que imigrou para cidade em 2016.
“O ecossistema gastronômico daqui cresceu em opções e os frequentadores podem encontrar restaurantes que oferecem uma receita de sabor, localização e charme para um bom power lunch”, disse o executivo (Philipe faz parte da Falic Media, o grupo de mídia que opera a Bloomberg Línea).
Do seu lado, Amílcar Olivares, especialista em gastronomia e colaborador de iniciativas como o San Pellegrino’s Guide, afirma: “A América Latina destaca-se pela sua gastronomia e quem monta um restaurante deve ter em conta que a sua oferta concorre com locais em que há aqueles que quem ir para serem vistos, os que querem passar despercebidos, mas comem e bebem bem, e os turistas que querem experimentar melhor os sabores locais”.
Segundo os especialistas consultados pela Bloomberg Línea na região, um restaurante que deseja atrair clientes no espectro muito amplo de “negócios” deve se destacar nos seguintes aspectos:
- Localização
- Menu e carta de vinhos
- Avaliação do chef
- Privacidade
- Instalações ad hoc (para grupos ou apresentações)
- Mix atraente (não extremamente local, mas nem turístico nem moderno)
- Cardárpios alternativos (veganas, sem glúten etc.)
Com atenção a esses critérios, confira as melhores opções para degustar no melhor nível e fechar um acordo empresarial: os 30 Melhores Restaurantes para Fazer Negócios na América Latina.
Leia também