Bloomberg — A Netflix (NFLX) trabalha para levar seu serviço de videogame além dos smartphones e dos tablets: agora, quer colocá-los também nos aparelhos de televisão. A investida mostra as crescentes ambições da gigante do streaming e seu compromisso em fornecer uma experiência de entretenimento abrangente a seus usuários em um momento em que seu principal negócio desacelera o crescimento.
A indicação de que esse plano já está em andamento vem de um código escondido no aplicativo da Netflix, que inclui referências a videogames jogados nos televisores. Esse código recém-descoberto também revela que a Netflix considera usar telefones como joystick para os games.
Uma linha no código diz: “Um game em sua TV precisa de um joystick para ser jogado. Você quer usar este telefone como um controle para o jogo”? O desenvolvedor de aplicativos Steve Moser foi o primeiro a detectar o código e compartilhou suas descobertas com a Bloomberg News.
A iniciativa de levar games para aparelhos de TV representa um marco significativo para a Netflix, uma vez que a empresa continua a investir em conteúdo original e a expandir suas ofertas além dos tradicionais serviços de streaming. Com a adição dos videogames à sua plataforma de televisão, a Netflix está prestes a se tornar um player ainda maior na indústria do entretenimento.
A Netflix lançou seus esforços em games em iPhones, iPads e dispositivos Android em 2021, com títulos como Into the Dead 2: Unleashed, Stranger Things 3: The Game and Card Blast.
Nos dispositivos da Apple, os jogos são lançados individualmente por meio da App Store - a fim de atender às exigências da empresa -, mas podem ser lançados através do aplicativo Netflix e requerem uma assinatura do serviço de streaming.
O plano é complementar a oferta de shows, séries e filmes da Netflix e ajudar a manter os clientes à medida que a empresa sobe os preços da assinatura. A Netflix já indicou anteriormente que quer levar games para dispositivos adicionais e está trabalhando em um serviço mais extensivo de jogos em nuvem, mas não deu um prazo específico.
Um representante da Netflix se recusou a comentar a informação.
Expandir a oferta para aparelhos de TV seria um marco fundamental. A Netflix está agora integrada em muitas smart TVs e disponível em várias plataformas, incluindo as da Apple, da Amazon (AMZN) e da Alphabet, a holding do Google (GOOG).
O plano da Netflix de eventualmente lançar um serviço de games em nuvem permitiria potencialmente aos usuários transmitir jogos pela internet sem instalá-los em dispositivos. Essa abordagem permitiria uma maior variedade de títulos e tornaria a Netflix uma concorrente de empresas como a Microsoft (MSFT) e até de fornecedores de serviços de jogos fora da nuvem, como a Apple Arcade.
As descobertas no código do aplicativo da Netflix não garantem que a empresa irá seguir adiante com os planos de incorporá-los à TV, mas indicam o que a empresa vem testando internamente. Informações anteriores dentro do código da Netflix revelaram detalhes de seu novo impulso de negócios.
- Com a colaboração de Lucas Shaw.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Efeito ‘White Lotus’: sua série favorita pode influenciar sua próxima viagem