Bloomberg — Ammar Al Khudairy, presidente do Saudi National Bank, então maior acionista do Credit Suisse (CS) antes da venda para o UBS (UBS), pediu demissão poucos dias depois de seus comentários terem contribuído para um queda expressiva nas ações da instituição suíça.
Al Khudairy, que se tornou presidente do Saudi National Bank em 2021, quando foi criado por meio de uma fusão do National Commercial Bank com o Samba Financial Group, disse que deixa o grupo “por razões pessoais” e será substituído pelo diretor executivo Saeed Mohammed Al Ghamdi, de acordo com uma nota oficial divulgada hoje.
Em uma entrevista à Bloomberg TV há duas semanas, Al Khudairy disse de forma categórica que o banco saudita não investiria mais na instituição suíça.
“Absolutamente não”, respondeu quando foi perguntado se o Saudi National Bank estaria aberto a mais investimentos no Credit Suisse no caso de existir um pedido de injeção de liquidez adicional.
Ato contínuo, as ações do banco suíço caíram ao menor nível de todos os registros e seus seguros de crédito para default aumentaram após seus comentários. Isso ajudou a arrastar todos os bancos europeus, pois os investidores se afastaram do risco após o colapso de três bancos nos EUA.
Dias depois, o UBS concordou em comprar o Credit Suisse em um acordo histórico, negociado pelo governo, com o objetivo de conter uma crise de confiança que começou a se espalhar pelos mercados financeiros globais. O UBS se ofereceu para pagar 3 bilhões de francos (US$ 3,3 bilhões) por seu rival em um negócio de todas as ações que inclui amplas garantias governamentais e provisões de liquidez.
O Saudi National Bank, que é de 37% do fundo soberano da Arábia Saudita, viu o valor de seu investimento no Credit Suisse cair em cerca de US$ 1 bilhão em questão de meses após ter adquirido uma participação de aproximadamente 9,9% por 1,4 bilhões de francos no ano passado.
Nascido em 1963, Al Khudairy passou sua carreira no setor financeiro da Arábia Saudita dirigindo algumas das principais instituições do reino. Ele havia sido presidente da Goldman Sachs e do Morgan Stanley na Arábia Saudita.
Al Khudairy também fundou os negócios de gestão de ativos alternativos Amwal AlKhaleej e Amwal Capital Partners, sediados em Riyadh e Dubai.
Separadamente, o Saudi National Bank nomeou Talal Ahmed Al Khereiji como CEO em exercício. Ele foi anteriormente CEO adjunto e chefe do setor bancário atacadista do banco saudita.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Ação do Credit Suisse cai 24% e arrasta bolsas após acionista rejeitar aporte