Efeito ‘White Lotus’: sua série favorita pode influenciar sua próxima viagem

Turistas estão se inspirando em locais de suas séries e filmes favoritos, como os hotéis da série “White Lotus”, da HBO, para as próximas férias

Segunda temporada se passa na Itália (Foto: Reprodução)
Por Sarah Rappapport
26 de Março, 2023 | 02:03 PM

Bloomberg — Podemos dizer que estamos vivendo o efeito “White Lotus”.

Turistas estão viajando em massa para os locais vistos em seus filmes e séries favoritos como nunca antes visto. O que outrora se tratava de turistas que se aglomeravam em frente ao emblemático prédio da série Friends em Nova York ou na cidade de Dubrovnik, cenário da série Game of Thrones, agora se manifesta no esgotamento de vagas em hotéis específicos graças à série White Lotus.

Em um novo relatório da American Express, 70% dos turistas Millennials e da Geração Z afirmam ter sido inspirados a viajar para um destino depois de vê-lo nas telas. É quase tão alto quanto o impacto das redes sociais: 75% de todos os entrevistados dizem que viajaram para lugares depois de verem amigos ou outros postarem sobre suas viagens.

“Os viajantes estão sendo cada vez mais influenciados pela cultura pop”, diz Audrey Hendley, presidente de viagens da American Express.

PUBLICIDADE

Parte do aumento da popularidade das viagens para locais apresentados em séries e filmes pode ser devido aos hábitos da pandemia. As pessoas que tiveram que comer em casa ou não puderam viajar acabaram ficando horas na frente da televisão, vendo as primeiras temporadas de White Lotus, da HBO, ou Emily em Paris, da Netflix.

Sentados no sofá, sonhando com o futuro sem restrições de viagem, com um orçamento de lazer não utilizado, os telespectadores começaram a planejar uma viagem nas quais poderiam ser o personagem principal.

Agora que as fronteiras estão novamente abertas, a prática está se tornando uma das maiores tendências de viagem de 2023.

Não há melhor exemplo disso do que White Lotus. A série foi um sucesso de crítica e comercial para a HBO, e uma inspiração para turistas. A dramédia relatou as interações incômodas entre hóspedes ricos e o pessoal do hotel em um resort de luxo que termina com uma pessoa morta.

A primeira temporada foi filmada no Four Seasons Resort Maui, em Wailea, e a segunda temporada apresentou o idílico e ensolarado San Domenico Palace em Taormina, na Itália, outra propriedade do Four Seasons.

Os telespectadores que assistiram à série estão fazendo reservas nas propriedades reais onde a série foi filmada, procurando a sua própria la dolce vita e estimulando os hotéis apresentados.

“A popular tendência aumentou acentuadamente o interesse em Maui e Taormina, com um salto significativo nas visitas ao website e nas verificações de disponibilidade dos hotéis, levando a um aumento no número de reservas”, diz Marc Speichert, vice-presidente executivo e diretor comercial do Four Seasons Hotels and Resorts.

PUBLICIDADE

O tráfego na web para o site do Four Seasons Maui aumentou 425% em termos anuais somente durante a primeira temporada, de acordo com o Four Seasons. E todos os telespectadores que sintonizam a HBO nas noites de domingo tiveram um grande efeito nas reservas de hotéis na Sicília.

“Para a próxima temporada em Taormina não há mais vagas durante diversos períodos, e a série também destacou Taormina como um destino incrível”, diz Speichert. As diárias do hotel começam em US$ 1.090.

Rebecca Masri, fundadora da empresa de viagens de luxo Little Emperors, diz que os clientes – americanos em particular – continuam perguntando sobre o Four Seasons na Sicília. A demanda pela Sicília está aumentando devido à série, diz ela, mas também porque é um destino mais barato do que outras áreas, como a costa de Amalfi.

“Não foi apenas o Four Seasons que se beneficiou”, aponta, dizendo que a série foi ótima para outros hotéis de luxo da região.”O Rocco Forte e o Belmond têm hotéis na Sicília e todos eles tiveram aumento na demanda após a série, apesar de não ter sido filmada lá”.

No Reino Unido, o fenômeno está amadurecendo a partir de uma peregrinação à movimentada estação de trem Kings Cross, onde os fãs de Harry Potter podiam visitar a plataforma 9¾, onde o jovem feiticeiro embarcou em seu trem para Hogwarts.

No início dos anos 2010, filas de visitantes paravam para ver o Castelo de Hampshire Highclere, onde a série Downton Abbey foi filmada. Agora, Bridgerton, de Netflix, está trazendo os visitantes para passar dias em Bath.

“Estamos vendo um público mais jovem vir a Bath por causa da série”, diz Patricia Yates, CEO da VisitBritain. “É ótimo ver que nossa história e nossa herança estão sendo mostradas de forma que turistas Millennials e da Geração Z estão vindo em maior número”.

Locais de filmagem, como o Castelo Howard, tiveram um aumento no número de visitantes mais jovens desde a estreia da série.

O braço de viagens da American Express se recuperou a níveis pré-pandemia no final do quarto trimestre do ano passado, diz Hendley.

Se quiser se antecipar às próximas multidões, fique de olho no anúncio do próximo local de filmagem de White Lotus. Após atrair multidões para o Havaí e a Sicília, a terceira temporada será, segundo informações, ambientada na Ásia.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Crise bancária? BTG vai às compras e leva banco de Luxemburgo para alta renda