Bloomberg — A Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, assegurou aos legisladores que as autoridades reguladoras tomariam novas medidas para proteger o sistema bancário, se necessário. O comentário feito nesta quinta-feira na Câmara ocorreu um dia após ela afirmar que não estava estudando um seguro abrangente de depósitos, o que gerou forte volatilidade no mercado.
Durante uma audiência, Yellen leu observações preparadas que eram similares ao seu discurso anterior, mas acrescentou que “Certamente, estaríamos preparados para tomar ações adicionais, se justificado.”
Isto foi provavelmente uma tentativa de evitar uma repetição da volatilidade do mercado causada por sua negativa sobre a possibilidade de expandir o seguro federal para todos os depósitos bancários dos EUA temporariamente, sem aprovação do Congresso.
Os últimos comentários de Yellen ocorrem em um cenário em que os reguladores enfrentam um crescente monitoramento sobre sua resposta a falências bancárias e preocupações com a estabilidade do sistema financeiro. Yellen e o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, enfatizaram na quarta-feira a necessidade de regulamentações mais fortes desde o colapso do Silicon Valley Bank, no início deste mês, mas também ressaltaram que o sistema bancário continua sólido.
Enquanto os formuladores de políticas ainda estão atentos aos sinais de instabilidade bancária, o assunto não pareceu ser um ponto prioritário para os membros da Câmara, que apenas abordaram brevemente o tema enquanto passaram a maior parte da audiência perguntando a Yellen e à Diretora de Orçamento da Casa Branca, Shalanda Young, sobre o teto do déficit e da dívida dos EUA.
Os investidores buscavam clareza sobre a prontidão dos reguladores para respaldar os depósitos bancários após súbitas saídas de caixa, o que contribuiu para o colapso de vários credores regionais dos EUA neste mês. O Índice Bancário KBW terminou a quinta-feira abaixo de 1,7% após flutuar quando as observações preparadas por Yellen foram divulgadas.
Em busca de clareza
No dia anterior, Yellen havia dito que para garantir todos os depósitos em todo o país seria necessária legislação, embora os reguladores estivessem preparados para repetir - caso a caso - o resgate dos depositantes se uma falha individual do banco ameaçasse provocar um contágio mais amplo de corridas a bancos.
De acordo com Andy Laperriere - chefe da política de investimento do banco americano Piper Sandler & Co. e ex-conselheiro do ex-líder republicano Dick Armey - somente o Congresso pode alterar o atual limite de US$ 250.000 do Federal Deposit Insurance (FDIC) para o seguro de depósitos.
Na terça-feira, falando à Associação Americana de Banqueiros, Yellen disse que os reguladores estavam prontos para repetir as medidas que tomaram no início deste mês quando o SVB da Califórnia e o Banco de Assinaturas de Nova York fecharam suas portas diante de uma corrida esmagadora de depositantes. Nesses casos, para evitar o contágio, o FDIC invocou a chamada exceção de risco sistêmico para garantir todos os depósitos nesses bancos.
Autoridades do Tesouro têm analisado se os reguladores poderiam expandir temporariamente o seguro federal para todos os depósitos bancários dos EUA, informou a Bloomberg News no início desta semana. Isso encorajou alguns observadores a pensar que o governo poderia fazer disso uma mudança radical na política.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Powell enfatiza compromisso de reduzir inflação e quer regulação firme de bancos
© 2023 Bloomberg LP