À espera do Copom, Ibovespa segue exterior e fecha no vermelho

After Hours: nos EUA, Powell disse que está preparado para continuar aumentando juros até que a inflação dê sinais de arrefecimento

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou a sessão desta quarta-feira (22) em queda, seguindo o movimento dos mercados acionários nos Estados Unidos, em dia marcado por decisões de juros. Por lá, os índices chegaram a avançar após o comunicado do Federal Reserve de elevar a taxa em 0,25 ponto percentual, mas logo passaram a cair.

As ações caíram com os comentários da secretária do Tesouro, Janet Yellen, abalando principalmente os bancos, mesmo após Jerome Powell sinalizar que o Federal Reserve pode não precisar aumentar juros tanto quanto o mercado esperava.

O depoimento de Yellen ao Congresso de que o governo não está considerando a expansão do seguro de depósito levou as ações dos bancos regionais a uma queda que pesou sobre índices mais amplos. O mercado também apagou ganhos depois que Powell disse que está preparado para continuar aumentando as taxas até que a inflação dê sinais de arrefecimento.

No Brasil, a expectativa é de que o Banco Central mantenha a taxa Selic em 13,75%. No comunicado, o mercado deve buscar pistas do que o Copom já planeja para a reunião de maio. No entanto, os comentários devem ser limitados pela indefinição do arcabouço fiscal.

Confira como fecharam os mercados nesta quarta-feira (22):

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

Divulgação de nomes para diretorias do Banco Central gera desconforto no governo

Meme stocks de volta? GameStop chega a disparar 50% após lucro inesperado