Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) se descolou das altas dos índices de Wall Street e fechou a sessão desta segunda-feira (20) no vermelho. As principais quedas do benchmark da Bolsa de São Paulo foram das ações Petrobras (PETR4) e JBS (JBSS3), que divulga balanço amanhã (21).
No Brasil, o novo arcabouço fiscal segue no radar. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros ministros discutiram o projeto nesta segunda. Após a definição do presidente Lula, o arcabouço deve seguir para o Congresso.
A equipe econômica tinha planos de anunciar a proposta antes da decisão do Copom, na quarta-feira (22), dado que a redução das incertezas fiscais poderia abrir espaço para um alívio monetário.
Nos Estados Unidos, as ações subiram com os reguladores em todo o mundo correndo para fortalecer a confiança do mercado, com a recente turbulência financeira estimulando a especulação sobre um ritmo mais lento de aperto dos principais bancos centrais.
Após a maior alta semanal do Nasdaq 100 desde novembro, o índice pesado em tecnologia teve um desempenho inferior à medida que uma recuperação no apetite por risco derrubou os títulos do Tesouro. Os bancos centrais globais não testemunharam nenhuma corrida por dólares depois de se unirem ao Federal Reserve para facilitar o acesso aos suprimentos da moeda americana - uma indicação de que o último surto de turbulência bancária pode não estar causando estresse indevido ao sistema financeiro.
O mercado sente que a turbulência bancária não é sistêmica, é isolada e haverá uma solução para “conter os danos” e isolar o resto da economia, de acordo com Chuck Cumello, da Essex Financial Services.
Confira como fecharam os mercados nesta segunda-feira (20):
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também:
Balanço de US$ 8,6 tri do Fed entra na mira de investidores com crise bancária
Crise bancária é catalisador do bear market, diz Wilson, do Morgan Stanley