Fed e outros 5 bancos centrais vão agir para injetar liquidez no mercado

Operações com linhas de swap em dólares deixam de ser semanais e passam a ser diárias a partir desta segunda; acordo envolve Europa, Inglaterra, Canadá, Japão e Suíça

Fed acerta acordos com cinco bancos centrais para aumentar a liquidez nos mercados (Bloomberg Creative Photos/Bloomberg)
Por Craig Torres
19 de Março, 2023 | 06:41 PM

Bloomberg — O Federal Reserve e outros cinco bancos centrais anunciaram uma ação coordenada neste domingo (19) para aumentar a liquidez em seus acordos permanentes de swap de dólares americanos.

O Fed anunciou a mudança com o Banco do Canadá, o Banco da Inglaterra, o Banco do Japão, o Banco Central Europeu e o Banco Nacional Suíço em um comunicado dizendo que a ação foi projetada para “melhorar o fornecimento de liquidez por meio do banco central dos EUA.

“Para melhorar a eficácia das linhas de swap no fornecimento de financiamento em dólar americano, os bancos centrais atualmente oferecendo operações em dólar concordaram em aumentar a frequência das mesmas com vencimento em sete dias de semanal para diária”, disse o comunicado.

O Fed disse que as operações diárias começarão nesta segunda-feira, 20 de março, e continuarão pelo menos até o final de abril. Os valores adicionais de liquidez não foram especificados.

PUBLICIDADE

São acordos semelhantes ao adotados na crise financeira de 2008 e nos primeiros meses da pandemia, em 2020.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

‘Nunca aposte contra a América’: Buffett discute potencial ajuda em crise bancária

UBS acerta aquisição do Credit Suisse por US$ 3,25 bilhões