PwC usará inteligência artificial em busca de acelerar trabalho de 4 mil advogados

Auditoria, que ficou sob os holofotes no Brasil por não ter descoberto rombo contábil na Americanas, quer agilizar due diligence de assessoria e consultoria jurídica

PwC se junta a outras auditorias e consultorias que expandem uso de IA para os seus negócios e de clientes
Por Irina Angel
18 de Março, 2023 | 08:15 AM

Bloomberg — A PricewaterhouseCoopers LLP (PWC) introduziu um serviço de chatbot para seus advogados, juntando-se às empresas de serviços profissionais que usam inteligência artificial (IA) para buscar aumentar a produtividade. McKinsey e Bain & Company desenvolvem projetos com uso de IA para seus clientes.

O projeto será entregue por meio de uma parceria de 12 meses com a startup de IA Harvey, disse a PwC em comunicado nesta semana.

A consultoria e auditoria, que entrou nos holofotes no Brasil neste começo de ano por não ter descoberto e apontado o rombo contábil de R$ 20 bilhões nos balanços da Americanas (AMER3), pretende levar a ferramenta de IA para cerca de 4.000 advogados em mais de 100 países.

O chatbot destina-se a ajudar a acelerar o trabalho de due diligence ou conformidade regulatória para serviços jurídicos mais amplos de assessoria e consultoria jurídica.

PUBLICIDADE

A empresa disse que também está procurando estender o uso do serviço para sua prática tributária.

Empresas de todos os setores estão testando a promessa da IA generativa para aumentar a eficiência. O ChatGPT, um chatbot de IA da OpenAI, apoiado pela Microsoft (MSFT), tornou-se uma sensação global no fim do ano passado graças à sua capacidade de fornecer respostas aparentemente sofisticadas, mas em linguagem simples, para quase qualquer tipo de pergunta.

“A solução de IA da Harvey marca uma grande mudança na forma como os serviços tributários e jurídicos serão entregues e consumidos em todo o setor”, disse Carol Stubbings, líder fiscal e jurídica global da PwC UK.

O Harvey é construído com base na tecnologia OpenAI e ChatGPT e é apoiado pelo OpenAI Startup Fund.

A tecnologia, baseada em grandes modelos de linguagem, é particularmente adequada para quem precisa criar e analisar grandes quantidades de texto.

Outras empresas de serviços profissionais estão mergulhando no uso da IA para agilizar tarefas. A Allen & Overy recentemente se tornou a primeira no Magic Circle, como são conhecidos os escritórios de advocacia com sede em Londres que trabalham nos principais negócios da City, a anunciar um chatbot para ajudar os advogados a redigir contratos e memorandos de clientes.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Google apresenta IA generativa e acirra disputa pela inovação com ChatGPT

Meta cortará 10.000 empregos e fechará mais de 5.000 vagas em aberto

Além do ChatGPT: como empresas planejam usar inteligência artificial nos negócios