Bloomberg — O Tao Hospitality Group é conhecido por seus restaurantes, como o Tao, o Cathédrale e o Lavo, de Las Vegas a Nova York e Dubai. David Grutman construiu a mesma reputação no sul da Flórida; seu império Groot Hospitality inclui o Strawberry Moon e o Gekko, a churrascaria japonesa de copropriedade do cantor Bad Bunny.
Neste ano, as duas potências se unirão para abrir uma joint venture, o Casadonna, juntamente com o designer Ken Fulk. O restaurante de 1.860 metros quadrados na Baía de Biscayne terá mesas em ambiente interno e externo para mais de 360 clientes e um cardápio italiano costeiro com muitos coquetéis. Um deck de 930 metros quadrados sobre o mar terá áreas de bar e um gazebo privado.
O restaurante parece estar voltado para os ricos da Costa Leste que se mudaram para Miami nos últimos anos, juntamente com a migração das empresas financeiras. Muitos restaurantes populares de Nova York os seguiram para o sul da Flórida. O Major Food Group abriu vários restaurantes, notavelmente o Carbone e o Sadelle’s; a Cote Korean Steakhouse abriu no Design District no início de 2021.
Contudo o Casadonna é ideal para este momento de alto crescimento em Miami. O projeto nasceu em 2017, quando Grutman adquiriu a chamativa propriedade.
“É diferente de tudo em nossos portfólios”, diz Noah Tepperberg, cofundador e co-CEO da Tao Group Hospitality, que aderiu ao projeto em 2018. Ele e Grutman, cujo grupo de hospitalidade foi adquirido pela Live Nation em 2019, são amigos íntimos há 20 anos, diz ele, e já planejavam um projeto juntos há algum tempo.
O edifício mediterrâneo do Casadonna, em amarelo pastel, com arcos na entrada, tem uma história. Foi construído na década de 1920 para o Miami Women’s Club, e conseguiu um lugar no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1974. Mais recentemente, se tornou um espaço de eventos pouco atraente; agora será transformado no tipo de lugar frequentado por devotos do Tao e do Groot.
Sua localização, Edgewater, entre o centro da cidade e o distrito de Artes & Design em expansão, evoluirá de um enclave residencial para um destino de entretenimento, projetam Grutman e Tepperberg. “Não está mais acontecendo apenas em Miami Beach”, diz Grutman. “É o centro para todos os novos mestres do universo e é lá onde eles vão estar.”
Este não será o tipo de boate pelo qual a dupla é famosa. Em vez disso, é um restaurante, com diversos salões. “Vai ter uma vibe, sempre haverá alguém divertido para ver. Mas o foco será a culinária, está bem longe de ser uma boate”, diz Grutman.
O cardápio do chef Michael Gufca oferecerá pratos incluindo dourada servida “acqua pazza”, com camarões, tomate e manjericão; ravioli de trufas pretas; e bistecca alla Fiorentina. A lista de coquetéis terá foco na Itália, com bebidas gaseificadas, além dos clássicos.
Diferentemente de muitos dos estabelecimentos da dupla, não haverá a venda de bebidas engarrafadas, como vinho.
Fulk projetou algumas propriedades do Groot Hospitality, incluindo o Strawberry Moon. Ele diz que sua empresa deu um grande passo para o projeto da Casadonna. “É um belo edifício com arquitetura elegante e um layout maravilhoso”, disse Fulk por e-mail. O tema é “o velho glamour de Hollywood chega aos tempos modernos de Miami”.
Ele usa uma iluminação dramática e de grandes dimensões para acentuar os vários espaços, desde lustres em abundância até lanternas “flutuantes” nas paredes. Fulk descreve a experiência que os clientes podem ter de caminhar pela entrada externa até o salão principal, e através de salas íntimas antes de chegar ao Ocean Bar à beira-mar. “Nós optamos pela lenta e sedutora revelação, pois é uma das marcas comuns da experiência do Tao e do Groot”, diz Fulk.
Tepperberg não revela custos de desenvolvimento, mas diz que o orçamento quase dobrou em relação ao que ele e Grutman haviam planejado inicialmente. “Foi algo grande desde o início, desde o primeiro dia nossa ideia era fazer algo emblemático”, diz ele.
Embora o Tao tenha quase 80 locais em todo o mundo, este é seu primeiro projeto real em Miami.” Pode ser uma plataforma de lançamento para Tao”, diz Tepperberg, que está bem ciente do fluxo de trabalhadores do setor financeiro que se deslocam para a Flórida. “Temos visto uma mudança em nossa base de clientes, que vive em Nova York e Los Angeles, e agora está vindo para Miami”.
Quando o Casadonna abrir em junho ou julho, a cozinha espera continuar trabalhando até a 1h00 nos fins de semana e 23h00 ou meia-noite nos dias de semana, embora os proprietários antecipem que os clientes irão sair mais tarde. “Não vamos expulsar ninguém”, diz Grutman.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Dubai se aproxima de NY com o boom imobiliário de luxo
© 2023 Bloomberg L.P.