Credit Suisse vai tomar até US$ 54 bi em crédito com resgate do BC da Suíça

Comunicado do banco privado, que enfrenta crise de confiança no mercado, ocorre horas após anúncio de potencial ajuda de liquidez por parte da autoridade monetária

Credit Suisse
Por Ambereen Choudhury
15 de Março, 2023 | 11:07 PM

Bloomberg — O Credit Suisse (CS), que enfrenta uma crise de confiança no mercado, disse que tomará emprestado até 50 bilhões de francos suíços (US$ 54 bilhões) em liquidez fornecida pelo banco central da Suíça.

O banco vai fazer uma oferta pública para recomprar até aproximadamente 3 bilhões de francos em dívidas denominadas em dólares e euros, de acordo com um comunicado.

“Essas medidas demonstram uma ação decisiva para fortalecer o Credit Suisse à medida que continuamos nossa transformação estratégica”, disse o CEO Ulrich Koerner no comunicado. “Minha equipe e eu estamos decididos a avançar rapidamente para oferecer um banco mais simples e focado nas necessidades do cliente.”

As ações do Credit Suisse caíram até 31% na quarta-feira nas negociações da Bolsa de Zurique, e seus títulos caíram para níveis que sinalizam profunda dificuldade financeira, com dúvidas persistentes sobre o banco envolvido em escândalos combinadas com uma onda vendedora global de ações de bancos.

PUBLICIDADE

O governo, o banco central e o regulador financeiro da Suíça têm discutido maneiras de estabilizar o banco após um dia tumultuado desencadeado pelo anúncio do maior investidor da empresa de descartar injetar capital e aumentar sua participação, informou a Bloomberg News anteriormente.

Leia também

Ação do Credit Suisse cai 24% e arrasta bolsas após acionista rejeitar aporte

Credit Suisse está em negociações para vender fatia na Verde, de Stuhlberger

CEO do Credit Suisse pede paciência: ‘reestruturação não leva só dois meses’