Softbank: ações caem a um ponto crítico após SVB e podem levar a recompra

Cotações da gigante de investimentos recuam 13% em quatro sessões e se aproximam de um nível que alguns veem como o limite para Masayoshi Son entrar no mercado

Soft Bank
Por Hideyuki Sano
15 de Março, 2023 | 06:05 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — O repentino colapso do Silicon Valley Bank (SVB) dirige os olhares do mercado aos investimentos do SoftBank e possivelmente deve levar o preço das ações do grupo ao mínimo aceitável pelo seu fundador, Masayoshi Son. A quebra do banco americano com foco em tecnologia aumentou a preocupação dos investidores quanto à exposição dos fundos Softbank Vision a startups.

As ações do SoftBank caíram 13% em quatro sessões, para abaixo de 5.000 ienes, e se aproximam de um nível que alguns veem como o limite de Son para anunciar uma recompra.

PUBLICIDADE

A crise do SVB colocou um holofote sobre investimentos privados em tecnologia, especialmente após uma fuga de ações de alto valor, especialmente em um panorama de aperto monetário do Federal Reserve (Fed), em curso desde o ano passado. Embora o SoftBank espere “quase nenhum impacto” do colapso do credor dos EUA, poucos investidores acreditam que sairá ileso.

“As condições de financiamento das startups estavam se tornando mais difíceis e a janela para IPOs estava se fechando mesmo antes do fracasso do SVB”, disse Tetsuro Ii, CEO da Commons Asset Management Inc. “Uma coisa que é certa: é que as coisas vão piorar.”

O SoftBank pode ter que reduzir o valor das empresas privadas em que investiu. Isso sem contar a queda recente de alguns de seus investimentos, sobretudo o Alibaba Group Holding Ltd., cujas ações caíram 30% desde uma alta em janeiro em meio a uma venda de ações chinesas. O SoftBank se recusou a dar entrevistas.

PUBLICIDADE

Isso não cairá bem aos investidores após perdas que levaram o SoftBank a uma queda de 30% desde o pico de novembro. A empresa registrou uma perda líquida acumulada de cerca de US$22 bilhões nos últimos quatro trimestres devido a declínios nas participações de portfólio, incluindo a WeWork Inc.

Ações do SoftBank próximas ao nível visto como gatilho de recompra

A queda do SoftBank aumentou as expectativas de recompra de ações entre alguns analistas. Amir Anvarzadeh, estrategista da Asymmetric Advisors Ptd., observa que a ação está se aproximando de 4.800 ienes, “onde Son costuma apertar o botão do pânico e anunciar mais recompras”.

As ações estão sendo negociadas com desconto frente ao valor líquido do ativo de 38%, e Son poderia realizar uma recompra se esse deságio aumentasse para 50%, escreveu Oliver Matthew, analista da CLSA Securities Japan Co., em um relatório na terça-feira. Matthew reduziu seu preço-alvo para o SoftBank em 27% para 5.700 ienes devido a valores mais baixos para empresas privadas.

PUBLICIDADE

O mercado ainda está esperando para ver a extensão total dos danos ao setor de tecnologia e qual será o impacto na SoftBank. A última revisão de valoração de tecnologia pode acabar reduzindo o valor que a empresa pode levantar na IPO de sua unidade de chips Arm Ltd., segundo a Bloomberg Intelligence.

O colapso do SVB também “pode ser o gatilho que convence a SoftBank a levantar dinheiro vendendo ações da Alibaba, à medida que se posiciona para proteger algumas de suas startups de qualquer efeito colateral”, escreveram os analistas da BI Marvin Lo e Chris Muckensturm em uma nota. “Tal medida provavelmente diminuiria as perspectivas de recompra de ações.”

-- Colaborou Haidi Lun.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Este especialista do Vale do Silício alerta para os riscos da onda de IA