Para Ackman, da Pershing Square, EUA devem considerar o resgate do SVB

Investidor bilionário avalia que uma quebra da instituição poderia destruir um impulso crucial de longo prazo para a economia, em referência ao capital de risco e às startups

Por

Bloomberg — O governo dos Estados Unidos deveria considerar um resgate do SVB Financial Group caso não haja uma solução envolvendo capital privado, de acordo com o fundador da Pershing Square Capital Management, o conhecido investidor Bill Ackman.

Empresas apoiadas por capital de risco usam o SVB tanto para empréstimos quanto para caixa operacional, e uma quebra da instituição poderia destruir um impulso crucial de longo prazo para a economia, disse ele em uma série de tweets. O governo também pode optar por garantir depósitos em troca de warrants para permitir que o SVB levante novos recursos, disse o investidor.

“A falência do @SVB_Financial pode destruir um importante impulsionador de longo prazo da economia, já que as empresas apoiadas por capital de risco dependem do SVB para empréstimos e retêm seu caixa operacional. Se o capital privado não puder fornecer uma solução, um resgate altamente dilutivo do governo deve ser considerado.”

O CEO do SVB Financial Group, Greg Becker, se pronunciou ontem para pedir que os clientes “mantenham a calma”. Os clientes do banco incluem investidores de capital de risco, e Becker pediu a eles que apoiassem a instituição, assim como ele os respaldou nos últimos 40 anos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A Bear Stearns, a empresa de investimentos que faliu durante a crise financeira global de 2008, foi posteriormente comprada pelo JPMorgan Chase & Co., um movimento que o CEO Jamie Dimon disse desde então que se arrepende de ter feito.

Ackman, em um tuíte posterior disse que qualquer resgate deve ser projetado para proteger os depositantes, “não os detentores de ações ou a administração”.

“Para ser claro, um resgate deve ser projetado para proteger @SVB_depositores financeiros, e não os acionistas ou administradores. Não devemos recompensar a má administração de riscos ou proteger os acionistas de riscos que eles conscientemente assumiram.”

“O risco de falhas e perdas de depósitos aqui é que o próximo banco menos capitalizado enfrenta uma corrida (para sacar seus recursos) e os dominós continuam a cair. É por isso que a intervenção do governo deveria ser considerada.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Entenda as razões pelas quais a crise do banco SVB deve realmente nos assustar