Conheça as executivas da tecnologia na lista das 50 Mulheres de Impacto

Slack, Globant e TikTok: essas são as empresas de tecnologia que têm colocado latino-americanas em cargos de liderança

As mulheres de tech na lista das 50 da Bloomberg Línea.
10 de Março, 2023 | 12:56 PM

Bloomberg Línea — Nos últimos anos, as grandes empresas têm se movido em direção à diversidade de suas cadeiras de diretoria, seja por pressão pública ou até mesmo regulatória. O ramo da tecnologia, que por um bom tempo foi majoritariamente masculino, começa a ver líderes mulheres e latinas nas principais cadeiras.

Veja aqui as 50 Mulheres de Impacto da América Latina em 2023

Para os cargos de diretoria (os chamados C-level), duas latino-americanas da lista das 50 Mulheres de Impacto da Bloomberg Línea estão presentes em duas relevantes empresas de tecnologia. Lidiane Jones, CEO do Slack, e Patricia Pomies, COO da Globant.

Jones, que neste ano começou a comandar a plataforma para trabalho remoto Slack, da Salesforce, é brasileira.

Formada em ciência da computação pela Universidade de Michigan, ela construiu uma carreira de 20 anos em empresas de tecnologia nos Estados Unidos: trabalhou por quase 13 anos na Microsoft e depois foi vice-presidente de produtos da Sonos. Jones já está no Salesforce desde 2019, tendo ocupado o cargo de VP para negócios na divisão de nuvem (cloud).

PUBLICIDADE

Já Patricia Pomies é a líder de operações da Globant. Foi sob liderança dela que a empresa argentina de serviços de TI saiu de 2022 com recordes históricos em termos de lucro líquido e faturamento.

Reconhecida como uma das 50 melhores COOs no Prêmio OnCon Icon Awards de 2022, Pomies trabalha para reduzir a desigualdade de gênero por meio de sua participação ativa em projetos como o Women that Build Awards e o Women Corporate Directors Foundation, entre outras organizações.

Outra líder latina em uma gigante de tech é Gabriela Comazzetto, brasileira que ocupa o cargo de líder de soluções globais de negócios na América Latina para o TikTok, da chinesa ByteDance. A região tem sido um dos mercados de maior crescimento do mundo para o TikTok, que se autodefine hoje como uma plataforma de conteúdo, muito além de uma rede social.

O crescimento do número de anunciantes na região foi da ordem de 150% no último ano fiscal, liderado por Comazzetto. Ex-diretora de vendas do Twitter e de negócios do Facebook, a executiva atraiu grandes empresas para o TikTok e lançou iniciativas como um marketplace para criadores de conteúdo.

Leia também:

50 Mulheres de Impacto da América Latina: as lideranças em finanças

Quem são as brasileiras entre as 50 Mulheres de Impacto em 2023

Isabela  Fleischmann

Jornalista brasileira especializada na cobertura de tecnologia, inovação e startups