China adota medidas para tentar conter escalada do preço do minério de ferro

Governo estimula vendas de estoques e considera elevar as taxas de armazenamento portuário, em estratégia para ganhar poder de mercado sobre as cotações

Operação de minério de ferro da brasileira Vale no Pará: dependência da demanda da China
Por Bloomberg News
10 de Março, 2023 | 11:32 AM

Bloomberg — A China está adotando novas medidas para impedir o acúmulo de estoques de minério de ferro em uma tentativa de diminuir o aumento nos preços do principal insumo siderúrgico.

As autoridades de Pequim estão instando as tradings que armazenam minério de ferro em grandes volumes nos portos a vender parte de seu material, segundo pessoas com conhecimento do assunto, que pediram para não serem identificadas porque a informação é privada. Elas também estão considerando aumentar as taxas de armazenamento portuário para cargas de grande volume, disseram eles.

PUBLICIDADE

As medidas marcam os esforços mais recentes da China para evitar a inflação de novas commodities, à medida que a economia se recupera das restrições da Covid que prejudicaram o crescimento e que foram abandonadas no final do ano passado.

Pequim há muito tempo busca maneiras de ganhar mais influência no minério de ferro, em que é altamente dependente das importações de um pequeno número de mineradoras globais, como a brasileira Vale (VALE3).

A alta nos preços do minério de ferro de mais de 50% desde outubro PASSADO já fez com que a Dalian Commodity Exchange acionasse um alerta de risco e impusesse um limite de posição nos contratos futuros para combater a especulação.

PUBLICIDADE

No ano passado, o governo também criou uma nova empresa estatal – a China Mineral Resources Group – para comprar importações em nome das maiores siderúrgicas do país, em uma tentativa de aumentar o poder de negociação.

Na semana passada, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), o principal planejador econômico, realizou reuniões com especialistas do setor para discutir maneiras de conter os ganhos de preços “excessivamente rápidos”.

A empresa manteve negociações com várias empresas sobre os controles de preço do minério de ferro Nesta semana, disseram as pessoas com conhecimento do assunto.

PUBLICIDADE

O NDRC assumiu um papel fundamental no monitoramento - e tentando esfriar - de aumentos de preços nos mercados de carvão ao de soja, bem como minério de ferro. Em janeiro, convocou um grupo de traders e pediu que fornecessem detalhes de seus negócios depois que os preços do material siderúrgico dispararam.

Apesar das medidas e das advertências recentes, os preços do minério de ferro ainda estão perto de uma alta de oito meses em Cingapura, de cerca de US$ 130 a tonelada, depois que a produção de aço chinesa se recuperou em meio à aceleração das atividades manufatureiras.

O NDRC não respondeu imediatamente a um fax pedindo comentários.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Vale irá transformar resíduos em minério para fornecer materiais mais limpos