Bloomberg — As altas taxas de juros globais estão esfriando mercados imobiliários mundo afora. Mas há uma exceção. E cujo aquecimento e alta dos preços estão, na verdade, piorando.
O aluguel médio anual de uma vila, ou casa de família, em Dubai saltou 26% no ano até fevereiro, para 295.436 dirhams (cerca de US$ 80.436), de acordo com a CBRE, gigante global em comercialização de imóveis comerciais.
Os aluguéis médios dos apartamentos, por sua vez, subiram 28%, para 99.737 dirhams.
O preço médio de venda das moradias subiu 14%, enquanto os valores dos apartamentos subiram 11% até fevereiro, de acordo com a CBRE.
Ainda assim, o salto nos preços não está dissuadindo os investidores ou promotores imobiliários. O número de transações em fevereiro subiu 43,9%, para 8.515.
As vendas foram sustentadas principalmente por incorporadores iniciando novos projetos e o retorno das chamadas vendas fora da planta - quando as casas são vendidas antes da construção. O número desse tipo de imóveis aumentou 78,1% em fevereiro, enquanto as vendas no mercado secundário aumentaram 18,8%.
A demanda por imóveis em Dubai está crescendo à medida que o governo lida com a pandemia e suas políticas liberais de vistos atraem mais compradores estrangeiros.
Os preços das casas e os aluguéis subiram em meio a um fluxo de russos que procuram proteger sua riqueza após a invasão da Ucrânia pelo governo de Vladimir Putin. Investidores israelenses, milionários cripto e executivos de fundos hedge estabelecidos na cidade também pressionam a demanda.
“Vimos o início de ano mais forte em termos de demanda”, disse Taimur Khan, chefe de pesquisa da CBRE, em entrevista. “Os desenvolvedores, que adiaram novos projetos nos últimos dois anos, estão voltando a construir, pois veem uma forte demanda.”
Muitos desenvolvedores em Dubai vendem propriedades com compradores pagando em parcelas, às vezes antes mesmo de um único tijolo ser colocado. Embora os desenvolvedores estejam construindo mais propriedades fora do plano, a escala de construção não é a mesma de 2014, quando milhares de casas foram lançadas, disse Khan.
A maior parte do desenvolvimento está agora perto de bairros existentes e é limitado devido aos custos de material mais altos e ao crédito mais restrito.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também