Bloomberg — A WeWork Inc., empresa de aluguel de espaços de trabalho que há muito tempo luta para se manter, está em negociações para levantar centenas de milhões de dólares em capital para sustentar o seu negócio, disse uma pessoa a par das conversas.
A Yardi Systems Inc., fabricante de software imobiliário em Santa Barbara, Califórnia, está considerando aportar recursos, segundo esta fonte, que pediu para não ser identificada porque as negociações são privadas. A WeWork e a Yardi têm trabalhado juntas em projetos pelo menos durante o último ano.
O acordo proposto, se for concluído, permitiria à WeWork reestruturar a sua dívida e forneceria uma reserva financeira para vários anos, afirmou a pessoa familiarizada com as negociações. O SoftBank Group Corp., o maior investidor externo da empresa, não planeja participar do financiamento, mas está aberto a revisar os termos dos empréstimos da WeWork, conforme a fonte ouvida pela Bloomberg.
Representantes da WeWork e do SoftBank se recusaram a comentar o tema. A Yardi não respondeu imediatamente aos pedidos de entrevistas.
As ações da WeWork subiram cerca de 5% no aftermarket. O investimento potencial foi relatado ontem pelo New York Times.
Antes uma das startups mais valiosas dos Estados Unidos, a WeWork tem lutado nos últimos anos por sua saúde financeira. Um quase colapso em 2019 resultou na expulsão de seu fundador estrela, Adam Neumann, e em um resgate de vários bilhões de dólares da SoftBank. A pandemia de covid-19, que fechou muitos prédios de escritórios, lhe causou mais danos.
As ações da WeWork caíram cerca de 76% no último ano. Neumann não está mais envolvido na gestão da empresa e agora dirige uma startup imobiliária residencial.
Leia também:
WeWork tem lucro abaixo das estimativas, mas sinaliza que cortes vão compensar